Barclays prevê alta das commodities em 2017

Por Martin Ritchie.

Os preços das commodities provavelmente apresentarão recuperação abrangente no ano que vem, após o desempenho extraordinariamente forte esperado para o último trimestre devido à melhora da demanda, à injeção de recursos de investidores em matérias-primas e a sinais de fraqueza do dólar, segundo o Barclays.

A expectativa é que os preços contrariem a tendência de queda no segundo semestre que foi observada nos últimos anos, escreveram analistas, incluindo Kevin Norrish, em relatório distribuído na quinta-feira, acrescentando que o banco espera melhora dos fundamentos em 2017. Nos últimos meses de 2016, as commodities podem registrar desempenho robusto, também com alta dos preços do petróleo, segundo Norrish.

“Se o passado servir de precedente, os participantes do mercado de commodities devem pensar em buscar proteção”, disse Norrish. “Um fim de ano sem queda dos preços das commodities seria bastante incomum. Contudo, neste ano vemos probabilidade reduzida do típico colapso do quarto trimestre.”

As commodities subiram na quinta-feira depois que integrantes da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) surpreenderam os mercados financeiros com um acordo provisório para reduzir a produção, o que elevou os preços de energia. O índice LME de metais de base atingiu o nível mais alto em mais de um ano, em um ambiente de avanço da economia da China, que também ajudou o índice Bloomberg de commodities a subir em 2016 após cinco anos seguidos de baixas.

“De forma geral, acreditamos que a perspectiva para commodities é a mais positiva dos últimos tempos”, disse Norrish. “Achamos que as commodities evitarão o padrão recente de colapso dos preços no quarto trimestre.”

Título em inglês: As Year-End Crash Avoided, Barclays Sees Commodity Gains i

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.