Empresas brasileiras tem espaço para rali, Peru subestimado: Bruhin da MainFirst

As empresas brasileiras, como Minerva e Tupy, ainda tem espaço para um rali, disse Cornel Bruhin, gerente de recursos na MainFirst Schweiz, que supervisiona investimentos no valor de cerca de US$ 350 milhões. MainFirst aumentou a exposição ao Brasil, Peru e México, enquanto reduziu na China e na Rússia, disse Bruhin ao editor do Bloomberg Brief André Soliani em entrevista por telefone de Zurique.

P: Qual sua estratégia geral?

R: Estamos basicamente dedicados ao corporativo em moedas fortes. Existe uma grande quantidade de papel que ninguém realmente se importa, ninguém olha para os seus fundamentos, e muitas vezes você descobre que esses fundamentos não são tão ruins como os preços sugerem.

P: Qual sua estratégia global?

R: Reduzimos exposição na China e Rússia. Aumentamos na Indonésia, Peru, México e Brasil.

P: Qual sua visão sobre o Brasil?

R: Olhe para a Rússia há um ano atrás. Investimos muito na Rússia em 2015, porque vimos que havia uma grande quantidade de empresas do setor de commodities que produzem petróleo, gás ou metais, ou algum outro material que eles exportam e obtê-lo contra dólares e euros. Se você é uma empresa que recebe dinheiro internacional, mas a moeda local caiu mais do que os subjacentes preços das commodities, então você tem custos locais que vão para baixo contra um retorno muito bom externamente. Essas empresas ainda estavam fazendo um bom dinheiro e não estavam sendo abatidas por nenhuma razão. Pode-se dizer a mesma coisa sobre o Brasil agora.

P: Quais companhias brasileiras você gosta?

R: Braskem, por exemplo, tem as maiores margens em oito anos. Ainda é grau de investimento, mas definitivamente não é negociada como grau de investimento. Olhe para a Tupy, que exporta 80%da sua produção, principalmente para os EUA. Eles produzem motores de automóveis. Olhe para a indústria da carne, Minerva. Ela exporta 25, 30%da produção de carne bovina e está crescendo porque a Rússia abriu seu mercado, a China abriu, a Arábia Saudita abriu. A agência estatal da Arábia Saudita comprou o patrimônio da Minerva. Olhe para as indústrias de celulose, olhe para Kablin. Ela está exportando um pouco. O preço da celulose subiu, mas olhe para as ações. O capital para essas empresas subiu entre 60 e 100%em 2015. Agora se você olhar para títulos, eles caíram de 10 a 20 pontos. É insano.

P: O que os traders de bonds perderam?

R: Fundamentos não importavam ao longo dos últimos seis, 12 meses. Muitos investidores pensaram: vender agora, pensar depois.

P: O rali recente do Brasil é sustentável?

R: Você viu um rali de soberanos, que viu um rali quase-soberano. Mas, quando você olha para o nível corporativo, nem tudo subiu. Se você olhar para a Petrobras, estava nos 60s e subiu para 81-82. Em seguida, caiu para os 70s , e agora ele está de volta a 81. Houve um rali, mas acredito que o rali possa ir muito mais longe.

P: E a política?

R: Nós olhamos para a política. Temos uma abordagem nacional. Nós olhamos para o nível do país, o que ele está fazendo, se a economia vai melhorar ou piorar. Mas o que é mais importante para nós é se o que esperamos já tem preço para os spreads.

P: Como a eleição do Peru influencia o mercado?

R: O parlamento e como o país funciona não é realmente baseado só no presidente. O presidente não é tão forte como em outros países, como o Brasil. Então independente de quem ganhar, não muda muito para nós.

P: Porque você está otimista com o Peru?

R: Você vê um monte de produtores de commodities subestimados. Existem algumas oportunidades. Em grau de investimento, compramos Lima Metro. Esses títulos foram negociados em 94-95, que era um rendimento de 6,70-6,80. Para um título classificado BBB? Isso é bom. Nós compramos Volcan, um produtor de prata, basicamente, produzindo 50%de prata e 50% de zinco. Você olha para os preços de prata e zinco no primeiro trimestre e ambos os preços são muito mais elevados agora. No entanto, a Moody’s rebaixou a empresa. Nós compramos coisas como Pesquera Exalmar.

P: Qual é a história no México?

R: A empresa abriu capital em maio do ano passado, em 25 pesos. O patrimônio líquido subiu para 54, mas os títulos caíram para meados de 80. Olhe para as finanças nos três últimos trimestres: resultados muito bons. Mas os títulos não estão refletindo isso.
 

Agende uma demo.