Reduza os gastos e coloque seu dinheiro para trabalhar

Por Suzanne Woolley.

As lojas utilizam o Dia do Trabalho nos EUA — que será comemorado na semana que vem — para vender braseiros “elegantes” e pompons para bolsas (sim, um acessório para outro acessório). Mas o feriado está relacionado ao trabalho. Por isso, em vez de somar dívidas ou torrar suas economias nessas liquidações, você pode fazer um bom negócio a longo prazo conseguindo que seu emprego e os benefícios que vêm com ele — incluindo seu salário — trabalhem mais por você.

Veja como garantir que você está recebendo o máximo possível de seu empregador:

Reduza as comissões, aumente o ritmo

São muito poucos os americanos que economizam o suficiente para a aposentadoria. Um exemplo: a geração X, que abrange pessoas nascidas de 1965 a 1978, economiza uma mediana de 7 por cento de seu salário com o plano de aposentadoria do empregador, segundo uma pesquisa recente da Transamerica sobre como cada geração se prepara para a aposentadoria. Mesmo que esses 7 por cento venham com um montante equivalente decente da empresa — e uma das primeiras regras das finanças pessoais é conseguir receber esse dinheiro –, a fatia está longe dos 15 por cento do salário que muitos especialistas recomendam guardar.

Se você está recebendo o total correspondente, tente ampliar a poupança em 1 ponto percentual ao ano (e, se você alcançar o limite de contribuição de seu plano de aposentadoria, faça isso em uma conta externa). Isso poderá fazer uma grande diferença ao longo do tempo, como mostra uma análise da Vanguard. O cenário analisa o impacto do aumento das contribuições para o plano em 1 ponto percentual ao ano por 30 anos e se baseia na separação inicial de 3 por cento de um salário anual de US$ 100.000.

Outra forma de melhorar os retornos a longo prazo é assegurar que você não está pagando comissões muito altas. “A maioria dos clientes sabe de seu plano de aposentadoria ” porque está “ansiosa para encontrar formas de minimizar o pagamento de impostos”, disse o planejador financeiro certificado Matthew Crisafulli, da Acap Asset Management. Mas essas pessoas não sabem das comissões, disse ele.

Economize com pagamentos automáticos

O depósito do salário direto em conta é possivelmente uma das grandes praticidades da nossa época. E a transferência do dinheiro para uma aplicação é tão fácil quanto a própria transferência do salário para o seu banco. Você pode optar pela realização da tarefa sem sequer fixar uma quantia, caso você use um serviço como o Digit, que utiliza um algoritmo para ter uma noção de seus padrões de gastos e depois transferir quantias para uma outra conta quando julgar que você não sentirá falta desse dinheiro. (Você estabelece alguns parâmetros para a quantia).

E finalmente…

Às vezes a melhor forma de tirar o máximo de seu trabalho não tem nada a ver com dinheiro. “Em vez de se estressar pelo custo do café da manhã, avalie se você está em um trabalho que oferece o potencial de crescimento que você busca”, disse Ethan Bloch, diretor-executivo do Digit. “Considere sua felicidade, descubra o que faz sentido para você e só então decida o que realmente quer fazer com sua vida. Este é o fator mais valioso para depositar suas energias”.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.