Swap entre moedas pode ser oportunidade para os investidores em peso

Por Ralph Cope.

Os investidores estrangeiros que buscam exposição à dívida em peso mexicano poderiam se beneficiar através da compra de títulos soberanos denominados em dólares pela primeira vez. Fazer um swap de volta para o peso pode alcançar um retorno muito maior do que investir diretamente em títulos locais, mostram dados da Bloomberg.

Um comprador de US$ 1 milhão em bônus em dólares trocados de volta para um cupom fixo de peso teria recebido um rendimento de 10,40 por cento ao ano em 22 de março, em comparação com 6,76 por cento em uma compra direta de títulos em pesos, mostram dados da Bloomberg.
 

11a

 
O prêmio de swap entre moedas quase quadruplicou nos 18 meses a 22 de março, refletindo a depreciação da moeda. No entanto, isso pode aumentar o risco, já que o peso é a única moeda importante no mercado emergente que deverá ganhar em relação ao dólar americano este ano, de acordo com analistas consultados pela Bloomberg.
 

11b

 
O chefe do Banco Central, Agustin Carstens, alertou os investidores em 10 de março que os tomadores de decisões políticas não hesitarão em aumentar as taxa de juros para intervir na moeda, evitando um peso mais fraco que pode ameaçar a meta de inflação do país.

Desde 17 de fevereiro, quando o México surpreendeu os investidores com taxas mais elevadas e vendas em dólares para conter uma queda no peso, a moeda ganhou 9 por cento.

Em meados de 2014, quando o peso mexicano começou sua depreciação em relação ao dólar, o diferencial entre os bonds em dólares com vencimento em janeiro 2045 convertidos em pesos e uma ligação local com maturidade semelhante foi ligeiramente superior a 100 pontos base.

Até o final de fevereiro de 2016, o spread subiu para 364 pontos base. O custo de uma troca de moedas é de cerca de 5 a 10 pontos base. Os mercados de títulos e de obrigações estrangeiras locais têm avaliação semelhante – eles marcaram 65 de 100 e 63 100, respectivamente.

Agende uma demo.