Bloomberg Philanthropies dá as boas-vindas aos 20 novos prefeitos para a City Data Alliance, capacitando-os a liderar usando dados para melhorar a vida da população

A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje que 20 prefeitos das Américas do Norte e do Sul se juntarão à Bloomberg Philanthropies City Data Alliance. Como parte da Aliança, os prefeitos receberão treinamento executivo e coaching sobre como aproveitar os dados para fortalecer as operações do governo municipal, inovar os serviços públicos e gerar resultados melhores para a população, incluindo melhorar o acesso aos cuidados de saúde, reimaginar os sistemas de gestão de resíduos, expandir programas de habitação a preços acessíveis, ou combater a falta de moradia.

Para lançar a participação deles, os 20 prefeitos – representando 11 cidades dos EUA e nove da América Latina – se reunirão com Michael R. Bloomberg e com líderes renomados de dados no meio acadêmico, em inovação, governança urbana, impacto social e equidade racial na Johns Hopkins University, durante uma imersão de três dias. Juntos, os prefeitos assumirão um compromisso público compartilhado de usar os dados para entender melhor as necessidades da comunidade e atendê-las de maneira mais eficaz.

“Esses 20 prefeitos foram selecionados por causa de sua liderança no uso de dados para informar a tomada de decisões e responder a desafios, e este programa os ajudará a levar esse trabalho para o próximo nível”, declarou Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e o 108º prefeito da cidade de Nova York. “A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance fornece ferramentas, suporte e rede de apoio para auxiliar prefeitos a atingir metas usando dados de forma ainda mais eficaz”.

Os 20 prefeitos novos da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance vêm de cinco países e incluem:

Argentina:

  • Prefeito Ulpiano Suárez de Mendoza, AR

Brasil:

  • Prefeito João Henrique Caldas de Maceió, BR
  • Prefeito Caio Cunha de Mogi das Cruzes, BR
  • Prefeito Axel Schmidt Grael de Niteroí, BR
  • Prefeito João Campos de Recife, BR

Chile:

  • Prefeito Gerardo Alfredo Espíndola Rojas de Arica, CL
  • Prefeita Daniela Peñaloza Ramos de Las Condes, CL
  • Prefeito Tomas Vodanovic de Maipú, CL

Peru:

  • Prefeita Janet Isabel Cubas Carranza de Chiclayo, PE

Estados Unidos:

  • Prefeito Bryon Brown de Buffalo, NY
  • Prefeita Vi Lyles de Charlotte, NC
  • Prefeito Daniel Brotman de Glendale, CA
  • Prefeito Chokwe Antar Lumumba de Jackson, MS
  • Prefeito Frank Scott, Jr. de Little Rock, AR
  • Prefeito Steven Reed de Montgomery, AL
  • Prefeito Malik Evans de Rochester, NY
  • Prefeito Bruce Harrell de Seattle, WA
  • Prefeito Paul TenHaken de Sioux Falls, SD
  • Prefeito Ben Walsh de Syracuse, NY
  • Prefeita Muriel Bowser de Washington, D.C.

Em cidades com práticas avançadas de dados – que incluem o uso de engajamento das partes interessadas, ferramentas de avaliação e análise de desempenho para informar a tomada de decisões – a população relata satisfação e bem-estar maiores do que em cidades em que essas práticas não são aplicadas. Estabelecida em 2022 por meio de um investimento de US$ 60 milhões da Bloomberg Philanthropies, a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance ajuda mais cidades nas Américas do Norte, Central e do Sul com populações de 100.000 ou mais habitantes a alcançar esse padrão de dados avançado para obter melhores resultados para a população. A inclusão das 20 cidades novas eleva o número total de pessoas aceitas na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance para 42 cidades em sete países.

No início da reunião, os prefeitos se envolverão e receberão instruções importantes de especialistas globais da Bloomberg Philanthropies, Johns Hopkins University, Harvard University, Cornell Tech e do governo federal, bem como de prefeitos e líderes sênior de dados da cidade do primeiro grupo da City Data Alliance. O grupo inclui:

  • Denice Ross, Cientista Chefe de Dados dos EUA para o Departamento da Casa Branca para Políticas sobre Ciência e Tecnologia.
  • Beth Blauer é Vice-reitora Associada de Inovação do Setor Público da Johns Hopkins University
  • Amy Edwards Holmes, Diretora Executiva do The Bloomberg Center for Government Excellence da Johns Hopkins University
  • Jorrit de Jong, Diretor, Professor Sênior Emma Bloomberg em Políticas Públicas e Gestão, Harvard Kennedy School, Bloomberg Center for Cities na Harvard University e Co-Presidente do Corpo Docente, Iniciativa de Liderança Bloomberg Harvard City
  • Garnesha Ezediaro, líder da iniciativa Greenwood de Bloomberg Philanthropies, e liderou o lançamento do Black Wealth Data Center
  • O prefeito Brandon Scott e o Diretor de Dados Justin Elszasz de Baltimore, Maryland
  • Prefeito G.T. Bynum of Tulsa, Oklahoma
  • Prefeito José Sarto e a Diretora do Observatório Elis Teixeira, de Fortaleza, Brasil

“A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance é o principal fórum global para os líderes de cidades melhorarem suas práticas de dados e expandirem seu uso de dados para criar políticas mais responsivas, aumentar a equidade e melhorar a vida da população”, disse Amy Holmes, Diretora Executiva do Bloomberg Center for Government Excellence da Johns Hopkins University. “Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao novo grupo de líderes inovadores em Baltimore e na Johns Hopkins University, onde a Bloomberg Philanthropies ajudou a criar um dos principais centros do mundo em se trabalhar para promover o uso de dados na governança local.”

“Os dados são um dos ativos mais críticos que os líderes do setor público possuem — e a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance visa ajudar a maximizar esse ativo para o bem público”, afirmou James Anderson, que lidera o programa de Inovação Governamental da Bloomberg Philanthropies. “Como aprendemos durante o COVID-19, dados bons – aproveitados de forma eficaz – podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Estamos entusiasmados em ajudar essas 20 cidades a estabelecer um novo padrão de excelência.”

O trabalho das cidades como parte da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance resultou em:

  • A criação de uma nova plataforma centralizada de dados da cidade em Montevidéu, Uruguai, que informou os esforços nacionais para expandir o acesso a serviços de saúde – como extensão do horário de atendimento das clínicas – na área de Casavalle, onde 30% da população vive abaixo da linha da pobreza, resultando em auxílio médico a mais de 6.000 membros da comunidade.
  • Um Estatuto de Governança de Dados na cidade de Scottsdale, Arizona, e uma equipe de liderança de dados composta por líderes sênior das maiores divisões, incluindo planejamento e desenvolvimento econômico, polícia, tesouraria e recursos humanos. A equipe fornece orientação, suporte e certificações de cursos de dados para capacitar funcionários da cidade em mais de 40 departamentos em alfabetização e liderança de dados, análise e inteligência de negócios e privacidade e proteção de dados.
  • A formação de uma estratégia de dados em toda a cidade de Fortaleza, Brasil, que foi imediatamente aplicada a uma questão urgente da população: coleta de lixo. A cidade estabeleceu uma nova política de gestão de resíduos com base em uma estrutura comum informada por dados, na qual os chefes de departamento rastreiam mais de 49 indicadores para monitorar o novo programa. A solução está ajudando a cidade a manter os bairros mais limpos e a melhorar a qualidade de vida da população.

“Nosso trabalho com – e como parte da – Bloomberg Philanthropies City Data Alliance culminou em esforços que pudemos colocar em prática”, disse o prefeito Corey Woods, de Tempe, Arizona. “Por sua vez, a população sente o impacto desses esforços, todos os dias. Seja desenvolvendo sistemas para apoiar soluções para os sem-teto ou usando informações da comunidade para informar serviços e programas de bibliotecas, a City Data Alliance está apoiando as cidades – como fizeram com a nossa – no aproveitamento de dados para ouvir e se conectar com os moradores, e construir e medir soluções que melhoram as vidas da população”.

“A experiência de nossa cidade como parte da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance nos capacitou a entender que os dados são muito mais do que um conjunto de números”, disse a prefeita Sharon Weston Broome, de Baton Rouge, Louisiana. “Na verdade, é uma das ferramentas mais poderosas que os governos locais têm para construir relações de confiança com os membros da comunidade e identificar novas formas de resolver os problemas da população. Aplaudo a Bloomberg Philanthropies por continuar a expandir o trabalho – e os membros – da City Data Alliance, e dou as boas-vindas ao novo conjunto de prefeitos, pois eles também ampliam e aprofundam as maneiras pelas quais os dados podem ajudá-los a satisfazer as necessidades das pessoas que atendem.”

“As cidades devem tornar os dados um recurso central para seu trabalho, e é exatamente isso que a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance ajuda as cidades a fazer”, declarou o prefeito Ron Nirenberg, de San Antonio, Texas. Tenho orgulho de fazer parte da City Data Alliance e me juntar à Bloomberg Philanthropies para receber e celebrar a expansão com 20 novos prefeitos se juntando a esse coletivo. Fazer parte da City Data Alliance significa ter acesso a especialistas, colegas nas Américas e suporte dedicado para criar estratégias de dados em toda a cidade com base na escuta das necessidades da população e no desenvolvvimento de programas baseados na comunidade.

 “A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance me ajudou a ver fontes de informação onde eu costumava ver dados, fortalecendo meu próprio trabalho e o trabalho da minha equipe, para aprofundar como usamos dados para ouvir e responder às necessidades da comunidade e estabelecer relacionamentos com a população”, disse a prefeita Carolina Cosse, de Montevidéu, Uruguai. “Nesse sentido, fazer parte da City Data Alliance oferece às prefeituras mais do que um kit de ferramentas. É uma nova forma de pensar, de trabalhar e de entregar, que coloca o insight no centro das operações de uma cidade, que se tornou, em nossa cidade, a estrutura de como fazemos negócios em agências e entidades com impacto direto nos cidadãos.”

O conjunto de suportes fornecido às cidades da City Data Alliance ajuda os prefeitos e suas equipes sênior a aprofundar o uso de dados para informar decisões, transformar sistemas, entender o impacto e comunicar resultados. As metas são definidas para que as cidades tenham um plano e um processo abrangente para fazer perguntas difíceis, investir em práticas comprovadas, inovar suas abordagens, avaliar o progresso e estabelecer novas políticas e padrões para garantir que o trabalho seja sustentado. As cidades também recebem até 12 meses de assistência técnica personalizada, incluindo aulas estruturadas e treinamento individualizado da cidade, para melhorar uma prática de dados críticos, como gestão de desempenho, compras públicas, avaliação ou dados como serviço – uma abordagem para as cidades projetarem ou apresentar dados que reforçam a tomada de decisões intergovernamentais ou o envolvimento da população.

A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance é entregue em parceria com o Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) na Johns Hopkins University, juntamente com o Harvard Kennedy School Government Performance Lab, a Behavioral Insights Team e Public Digital. A City Data Alliance se alinha e se baseia no sucesso da Certificação da Bloomberg Philanthropies What Works Cities, liderada pela Results for America, padrão de excelência inédito para governos locais bem administrados e informados por dados.

Para obter mais informações sobre a Bloomberg Philanthropies City Data Alliance – ou para se inscrever – clique aqui.

##

Agende uma demo.