O ambiente regulatório global está se tornando cada vez mais complexo. À medida que novas regras são implementadas em diversos país, fica difícil acompanhar as últimas informações e cumprir com todas as regulações impostas.
A Bloomberg possui soluções regulatórias abrangentes e é uma parceira confiável ao fornecer tudo o que sua organização precisa para navegar nesse ambiente que muda tão rapidamente. Além de trazer transparência aos mercados — e uma linha completa de recursos como notícias, análises, execução, compensação e prestação de contas —, a Bloomberg oferece soluções para todo o seu fluxo de trabalho. Seja na sua área de trabalho ou e em toda a organização, para todas as regulações e tudo em um só lugar.
Uma atualização à Diretiva de Mercados em Instrumentos Financeiros de 2007, MiFID II se aplica a prestadores de serviços de investimento, como bancos de investimento, gestoras de carteiras e corretoras. Juntamente com a Regulamentação de Instrumentos de Mercados Financeiros (MiFIR), a nova diretiva visa aumentar a estabilidade e confiança no mercado e fortalecer as proteções aos consumidores.
A solução Bloomberg
A Bloomberg trabalha continuamente com órgãos reguladores e participantes do mercado para determinar o impacto de MiFID II e MiFIR sobre a execução de transações com derivativos. Fornecemos dados de classificação de clientes e entidades como parte dos serviços de dados de referência, além de avaliação independente de instrumentos derivativos por terceiros, via BVAL Derivativos. Plataformas de execução que cumprem com as exigências de MIFID II/MiFIR estão sendo desenvolvidas. O serviço de relato de transações Bloomberg faz parte da nossa solução de gestão de ordens TOMS (Trade Order Management Solutions), dedicada a transações com derivativos e instrumentos de renda fixa para bancos e corretoras.
A Revisão Fundamental do Registro de Negociações (FRTB) é a maior mudança regulatória global para bancos e corretoras em mais de duas décadas, alterando completamente a base do risco de mercado. Centenas de bancos sofrem pressão para optar por uma solução de FRTB e obter a aprovação regulatória antes do prazo, que se encerra em 2019.
A solução Bloomberg
Uma linha abrangente de soluções ajuda sua organização a cumprir todos os aspectos das exigências de FRTB — de mecanismos de cálculo até depósitos de “preços reais”. A Bloomberg pode customizar um pacote para atender às suas necessidades — sejam dados prontos para FRTB, um mecanismo confiável de análise de risco ou um fluxo de trabalho de ponta a ponta. Novos recursos incluem cálculos de capital regulatório para abordagens padronizadas ou modelos internos, além de mapeamento e modelagem de fatores de risco — sempre usando os dados de mercado e preços da Bloomberg.
Basileia III é um conjunto abrangente de reformas, elaborado pelo Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (BCBS), para promover estabilidade no sistema financeiro internacional ao fortalecer regulamentos, supervisão e gestão de risco no setor bancário. O enquadramento nos novos padrões de Basileia III começou em janeiro de 2013 e será imposto gradualmente até 2019. Novas exigências abordam os temas de capital regulatório e índices de liquidez.
A solução Bloomberg
A Bloomberg oferece um amplo conjunto de ferramentas, dados e análises para cálculo e gestão das exigências de adequação de capital e liquidez estabelecidas por Basileia III, cobrindo ativos líquidos de alta qualidade (High Quality Liquid Assets, HQLA), avaliação de liquidez (Liquidity Assessment, LQA), elegibilidade sob banco central e abordagem supervisória simplificada com fórmula (Simplified Supervisory Formula Approach, SSFA).
A Lei Dodd-Frank impõe novas exigências em três funções importantes do fluxo de trabalho de uma instituição financeira: execução, compensação e report. Sob essas regras, a execução e negociação de contratos de swap precisa ocorrer dentro de uma plataforma aprovada de execução (Swap Execution Facility, SEF).
A solução Bloomberg
A Bloomberg tem uma variedade de soluções para ajudar no cumprimento de exigências da Lei Dodd-Frank associadas a execução, compensação e reporte. Bloomberg SEF é a principal plataforma de execução de swaps do mercado, abrangendo CDS, swaps de juros, câmbio e commodities. O Bloomberg SEF disponibiliza um livro de ordens que permite com que os participantes enviem lances visíveis a todos os outros participantes, viabilizando também o início de uma solicitação de cotação (RFQ) para um número mínimo exigido de dois outros participantes. A Bloomberg também dá suporte ao fluxo de trabalho de compensação conforme exigido pela Dodd-Frank e facilita a geração e transmissão de identificadores únicos de swaps (Unique Swap Identifiers, USIs) para fins de reporte.
Em vigor a partir de 25 de maio de 2018, a Regulamentação Geral de Proteção de Dados (GDPR) substitui a Diretiva de Proteção de Dados 95/46/EC, estabelecida em 1995. A nova regulação busca harmonizar as leis de privacidade na Europa, proteger a informação pessoal dos seus cidadãos e redefinir a abordagem das empresas da região no quesito privacidade de dados.
A GDPR amplia muitos dos princípios de 95/46/EC e inclui todas as empresas que processam dados pessoais de residentes da União Europeia, independentemente de onde a empresa está localizada. Organizações que operam fora da UE também precisam cumprir com as novas regras se elas oferecem bens ou serviços dentro da UE.
Em julho de 2014, o Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB) divulgou a norma IFRS 9 de Instrumentos Financeiros, substituindo a IAS 39. O padrão atualiza o modelo para classificação de balanço patrimonial e mensuração de instrumentos financeiros, redução de valor contábil de instrumentos financeiros e contabilidade de hedge.
A solução Bloomberg
A solução IFRS 9 da Bloomberg SPPI auxilia na execução de testes de fluxos de caixa contratuais exigidos sob a nova regulação e o modelo de mensuração IFRS 9. A solução Bloomberg automatiza a revisão de prospectos de instrumentos financeiros individuais e documentos jurídicos ao fazer a varredura de mais de 70 atributos para cada instrumento financeiro e identificar fluxos de caixa ou características potencialmente não-SPPI.