Bloomberg Philanthropies lança Fundo de Ação Juvenil

100 cidades receberão financiamento e assistência técnica para estimular uma onda de atividades climáticas lideradas por jovens

Considerando que 84% dos jovens em todo o mundo afirmam que estão preocupados com as alterações climáticas que ameaçam as pessoas e o planeta, a Bloomberg Philanthropies lançou hoje o Fundo de Ação Climática para Jovens, que proverá assistência técnica e financiamento a 100 prefeitos para ativar dezenas de milhares de jovens com idades entre 15 a 24 anos para conceber, produzir e governar soluções climáticas urgentes nas suas cidades. As cidades do Fundo abrangem 38 países em seis continentes, representando mais de 62 milhões de residentes.

Cada cidade receberá 50.000 dólares para distribuir como micro doações para financiar uma onda de iniciativas climáticas lideradas por jovens que atendam aos contextos e objetivos locais. Desde a mobilização de campanhas de plantação de árvores ou de educação pública até o lançamento de iniciativas de reciclagem ou redução de resíduos, passando pela participação em programas de planejamento ou preparação para a mitigação, os esforços decorrentes do novo Fundo de Ação Climática para Jovens irão promover os objetivos comunitários críticos, como o cumprimento dos compromissos de descarbonização ou a redução das emissões baseadas no consumo. As cidades que responderem à urgência do momento e comprometerem os 50.000 dólares iniciais no prazo de seis meses receberão um adicional de 100.000 dólares para apoiar mais projetos dirigidos por jovens ao longo de um ano.

“A mudança climática é um desafio que envolve todos e é fundamental que os jovens – que têm mais futuro em jogo – ajudem a liderar o caminho”, disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e 108º. prefeito da cidade de Nova York. “Este novo fundo ajudará os prefeitos a mobilizar e capacitar os líderes de amanhã para agirem hoje.”

A crise climática representa uma ameaça existencial para as comunidades, e os prefeitos são o primeiro e o último quilômetro da resposta: enfrentar emergências e testar intervenções a partir da linha da frente. Ao longo da última década, os governos locais desempenharam um papel crítico na mitigação e adaptação às alterações climáticas – e espera-se que este número cresça apenas na próxima década. Muitas cidades estão reduzindo as emissões per capita mais rapidamente do que os seus governos nacionais.

No entanto, com mais de 60% dos jovens dizendo que o governo não está fazendo o suficiente para evitar a catástrofe climática ou levando as suas preocupações suficientemente a sério, poucas prefeituras têm a capacidade organizacional e confiança para libertar a energia dos jovens na construção de soluções. Iniciado no Bloomberg Philanthropies Mayors Innovation Studio na COP28, como parte da Cúpula de Ação Climática Local, o Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies fornecerá às cidades as ferramentas, técnicas e apoios para alavancar abordagens de inovação que convidem e promovam jovens vigorosos na resolução de problemas climáticos e na elaboração de políticas. O programa será ministrado pelas Cidades Unidas e Governos Locais em parceria com o Centro Bloomberg para Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins. As Cidades C40 e o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia colaborarão como parceiros de aprendizagem.

“As Cidades e Governos Locais Unidos estão entusiasmados por se juntarem à Bloomberg Philanthropies na celebração das cidades de todo o mundo que estão aderindo ao Fundo de Ação Climática da Juventude – e em parceria com a organização neste trabalho”, disse Emilia Sáiz, Secretária Geral das Cidades Unidas e Governos Locais. “Os jovens de hoje são os guardiões do nosso futuro e, ao reuni-los com os governos locais por meio desta iniciativa inovadora, veremos as cidades alcançarem novos progressos na formação de comunidades mais resilientes e regenerativas que possam agir na emergência climática de forma inteiramente nova.”

“Para que as cidades possam catalisar esforços cada vez mais amplos e ambiciosos, terão de continuar a afastar-se dos modelos tradicionais, de cima para baixo, para aqueles que solicitam ideias e mobilizam a energia de toda a comunidade, incluindo especialmente os jovens, que estão tão empenhados em resolver a crise climática”, disse James Anderson, que lidera o programa de Inovação Governamental na Bloomberg Philanthropies. “O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies fornecerá um impulso para prefeitos de todo o mundo colocarem essas lições em prática e lançarem uma onda de atividades dirigidas por jovens que levarão a ação climática local para o próximo nível.”

“A ação climática bem-sucedida centra-se em pessoas”, disse Antha Williams, que lidera o programa Ambiental da Bloomberg Philanthropies. “O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies ajudará a iniciar uma nova era para as cidades, fornecendo conhecimento técnico e fundos para entregar a esperança, a perspectiva e os talentos dos jovens para ajudar a enfrentar a crise climática de frente e construir cidades mais sustentáveis para as gerações futuras”.

Por meio do Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies, os prefeitos lançarão chamadas abertas nas suas cidades para novos e ambiciosos esforços climáticos liderados por jovens. Essas ideias podem incluir:

  • Iniciativas de sensibilização, educação, investigação e desenvolvimento lideradas por jovens, incluindo: programas de educação climática liderados por jovens; hackathons climáticos juvenis; pesquisas climáticas desenvolvidas por jovens; clubes ou currículos informados pelos jovens; e campanhas de arte e conscientização públicas criadas por jovens.
  • Projetos de mitigação e adaptação às alterações climáticas liderados por jovens, envolvendo: jardinagem comunitária liderada por jovens, plantação de árvores, reflorestação e campanhas de agricultura urbana; programas de reciclagem e redução de resíduos geridos por jovens; e workshops de resiliência climática produzidos por jovens e programas de preparação para desastres.
  • Planos de ação climática em conjunto para jovens, abrangendo: parcerias entre líderes municipais e grupos de jovens para informar ideias, decisões ou ações políticas relacionadas com o clima ou a formação de embaixadores ou conselhos consultivos para o clima juvenil.

As 100 cidades selecionadas para participar do Fundo de Ação Climática para Jovens incluem: Accra, Gana; Allentown, Pensilvânia; Allerod, Dinamarca; Alor Gajah, Malásia; Atenas, Grécia; Atlanta, Geórgia; Avellaneda, Argentina; Banjul, Gâmbia; Belmopan, Belize; Billund, Dinamarca; Bo, Serra Leoa; Boise, Idaho; Borongan, Filipinas; Bristol, Reino Unido; Condado de Broward, Flórida; Bulawayo, Zimbabué; Casablanca, Marrocos; Cerro Návia, Chile; Chefchaouen, Marrocos; Cincinnati, Ohio; Colúmbia, Carolina do Sul; Colombo, Ohio; Córdoba, Argentina; Cuenca, Equador; Curvelo, Brasil; Despeñaderos, Argentina; Dubuque, Iowa; Embu, Quênia; Esteban Echeverría, Argentina; Flint, Michigan; Freetown, Serra Leoa; Glasgow, Reino Unido; Guarulhos, Brasil; Cidade da Guatemala, Guatemala; Guelph, Canadá; Haderslev, Dinamarca; Halifax, Canadá; Pendure Tuah Jaya, Malásia; Hastings-on-Hudson, Nova York; Hobart, Austrália; Hoboken, Nova Jersey; Vale Hudson, Nova York; Irbid, Jordânia; Campala, Uganda; Kerewan, Gâmbia; Kitchener, Canadá; Kitwe, Zâmbia; Kumasi, Gana; La Crosse, Wisconsin; Lansing, Michigan; Long Beach, Califórnia; Luján de Cuyo, Argentina; Lusaca, Zâmbia; Madison, Wisconsin; Madugandí, Panamá; Maipu, Chile; Mansa, Zâmbia; Cidade de Masaka, Uganda; Melbourne, Austrália; Mendoza, Argentina; Menjez, Líbano; Mesa, Arizona; Mogi das Cruzes, Brasil; Baía de Montego, Jamaica; Mykolaiv, Ucrânia; Nansana, Uganda; Nova Orleans, Louisiana; New Westminster, Canadá; Newcastle, Austrália; Norddjurs, Dinamarca; Nouakchott, Mauritânia; Oakville, Canadá; Oberlin, Ohio; Paterson, Nova Jersey; Pérez, Argentina; Pikine, Senegal; Puerto Barrios, Guatemala; Quelimane, Moçambique; Quillota, Chile; Recife, Brasil; Reykjavik, Islândia; Rosário, Argentina; São Francisco, Camotes, Cebu, Filipinas; Santiago, Chile; Sekondi-Takoradi, Gana; Skopje, Macedônia do Norte; Sobral, Brasil; Tandil, Argentina; As Montanhas Azuis, Canadá; Tirana, Albânia; Tolhuín, Argentina; Trujillo, Honduras; Turim, Itália; Turku, Finlândia; Vejen, Dinamarca; Walvis Bay, Namíbia; West Palm Beach, Flórida; West Sacramento, Califórnia; White Plains, Nova York; e Zanzibar, Tanzânia.

“Unir forças com prefeitos por meio do Fundo de Ação Climática para Jovens é uma oportunidade incrível para nós, os jovens do mundo, para intensificarmos, fazermos ouvir nossas vozes e ampliarmos nosso impacto em nível local”, disse Florencio Venté, Codiretor de Migração Plataforma para Jovens e Crianças do Grupo Principal para Crianças e Jovens das Nações Unidas e membro do Grupo Juvenil de Cidades Unidas e Governos Locais. “Como membro do Grupo Juvenil das Cidades Unidas e do Governo Local, sempre levantamos a necessidade de colaborar com as cidades para incluir os jovens na concepção, implementação e financiamento de iniciativas. Felicito a Bloomberg Philanthropies e os seus parceiros por lançarem este novo programa – garantindo que as cidades aproveitem o poder desenfreado da juventude, uma garantia de enfrentar a crise climática de frente – abrindo caminho para um futuro mais verde e sustentável, mudando a forma como este trabalho é feito em nossas comunidades.”

“Estou emocionada que Freetown se junte à Bloomberg Philanthropies em seu Fundo de Ação Climática para Jovens, participando com prefeitos de todo o mundo no aproveitamento da criatividade, habilidades e pontos de vista dos jovens para liderar a próxima geração de ação climática em nossa comunidade”, disse a Prefeita Yvonne Aki-Sawyerr de Freetown, Serra Leoa. “Os jovens estão na vanguarda do movimento climático e este novo programa ajudará a garantir que a nossa cidade promova o envolvimento dos jovens no desenvolvimento de soluções que impulsionem as ambições climáticas da nossa comunidade.”

“Por meio do Fundo de Ação Climática Juvenil, a Bloomberg Philanthropies capacita os municípios e envolve os nossos jovens na ação climática local”, disse o prefeito John Giles de Mesa, Arizona. “Os jovens estão se mobilizando e liderando enquanto trabalhamos para um futuro mais sustentável, e os prefeitos podem fazer a sua parte para defender e apoiar as suas ideias. A cidade de Mesa está satisfeita por ter esta oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a nossa próxima geração nos nossos objetivos comuns de ação climática.”

“As intervenções climáticas mais eficazes são aquelas que as nossas comunidades têm a oportunidade de influenciar”, disse a Conselheira Susan Aitken de Glasgow, Reino Unido. “E à medida que a emergência climática e ecológica se torna cada vez mais relevante para a vida cotidiana, os cidadãos se tornarão mais empenhados na definição de decisões locais e nacionais sobre o seu futuro – e o futuro do nosso planeta. É essencial, então, que os nossos jovens estejam preparados para o clima, e estou entusiasmada com o fato de Glasgow participar no Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies – capacitando a próxima geração para ter o papel que merece, e programas como este desempenhando um papel cada vez mais crucial no trabalho das cidades.”

“Fomentar iniciativas para combater as mudanças climáticas é essencial para o desenvolvimento sustentável de nossas cidades – e do mundo”, disse o prefeito João Campos, de Recife, Brasil. “Como o mais jovem prefeito entre as capitais do Brasil, estou comprometido com a justiça climática, entendendo que Recife pertence às gerações presentes e futuras e não pode deixar ninguém para trás. A Bloomberg Philanthropies é um parceiro significativo para a nossa cidade e, juntamente com o seu Fundo de Ação Climática para Jovens, aproveitaremos o potencial dos nossos jovens, mobilizando-os para uma ação local com impacto global.”

“A mudança é real – as conversas globais foram entregues aos prefeitos, cujo papel na concretização da mudança é inegável”, disse a prefeita Florence Namayanja, da cidade de Masaka, no Uganda. “Sou grata à Bloomberg Philanthropies pelo seu trabalho em ajudar os prefeitos a responder aos desafios climáticos em todo o mundo. Agora, por meio do Fundo de Ação Climática da Juventude – o qual temos a honra de fazer parte – este apoio permitirá a capacitação de jovens da nossa cidade para serem cocriadores e complementadores dos esforços de conservação e mitigação do clima.”

“Os jovens representam 30% da nossa cidade e 100% do nosso futuro”, disse o prefeito Erion Veliaj de Tirana, na Albânia. “A participação no novo Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies garantirá que criemos o espaço e as condições para convidar nossos jovens residentes a liderar ações climáticas inovadoras que impactem toda a nossa comunidade – e que Tirana trabalhe para apoiar seus esforços e ajudá-los a superar.”

“Desde ousadas campanhas de informação pública até iniciativas inovadoras de mitigação, o trabalho que resultará do novo Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies certamente despertará a conscientização e a ação em cidades em todo o mundo que promovem metas climáticas críticas”, disse o prefeito Aftab Pureval de Cincinnati, Ohio. “Estou orgulhoso de que Cincinnati tenha sido selecionado para se juntar a este esforço e entusiasmado em dar as boas-vindas aos jovens da nossa cidade para apresentarem as suas ideias – e a nossa prefeitura continua empenhada em ser um parceiro para ajudar a concretizar os seus esforços.”

“Os jovens são uma voz de liderança na crise climática, mas muitas vezes são deixados de fora da tomada de decisões locais e da construção de soluções”, disse a prefeita Nabila Rmili de Casablanca, Marrocos. “O Fundo de Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies permitirá a Casablanca – juntamente com as cidades participantes de todo o mundo – mobilizar a criatividade e a determinação dos jovens residentes na condução de políticas climáticas e iniciativas locais como parte do trabalho dos municípios, trazendo um novo modelo de trabalho às prefeituras de todo o mundo, para benefício global.”

“Kitchener está empenhado em trabalhar em conjunto com os nossos jovens para enfrentar alguns dos maiores desafios da nossa cidade e do nosso planeta, por isso estou entusiasmado por Kitchener ter sido selecionada como uma das 100 cidades de todo o mundo para fazer parte da Ação Climática Juvenil da Bloomberg Philanthropies”, disse o prefeito Berry Vrbanovic de Kitchener, Canadá. “Este programa fornecerá os recursos e conhecimentos necessários para fazer avançar as perspectivas e ideias dos nossos jovens – seja por meio de esforços participativos de elaboração de políticas e orçamentação ou na concepção de novas mitigações e soluções – incentivando e elevando ações lideradas pelos jovens pela geração que será mais impactado.”

“Estou entusiasmada por Lusaka se juntar à Bloomberg Philanthropies no seu Fundo de Ação Climática para Jovens, juntamente com cidades de todo o mundo”, disse a prefeita Chilando Chitangala de Lusaka, Zâmbia. “Os jovens residentes têm uma capacidade significativa de impulsionar mudanças tangíveis e impactantes para as comunidades, e estou ansioso por trabalhar e elevar as ideias da juventude de Lusaka para traçar o caminho rumo a uma cidade – e um planeta – mais sustentáveis para todos nós.”

“Estou emocionado que a Bloomberg Philanthropies esteja investindo em cidades como Allentown para nos ajudar a capacitar os jovens para agirem em relação às mudanças climáticas”, disse o prefeito Matt Tuerk de Allentown, Pensilvânia. “O Fundo Juvenil de Ação Climática reconhece que os jovens podem estabelecer parcerias com os governos locais para construir um futuro mais sustentável e que os prefeitos desempenham um papel fundamental nesse trabalho.”

“Estamos orgulhosos da parceria com a Bloomberg Philanthropies para mobilizar os jovens na ação climática local com a ajuda do seu Fundo de Ação Climática para Jovens”, disse o prefeito Andrew Ginther de Columbus, Ohio. “Os jovens são a nossa maior esperança na construção de um futuro mais sustentável e todos temos um papel significativo a desempenhar na defesa e no apoio às suas ideias e esforços.”

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se na criação de mudanças duradouras em cinco áreas principais: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies abrange todas as doações de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, uma consultoria filantrópica que assessora cidades em todo o mundo. Em 2023, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 3 bilhões. Para obter mais informações, visite bloomberg.org, inscreva-se em nossa newsletter ou siga-nos no Instagram, LinkedIn, YouTube, Threads, Facebook e X.

##

Agende uma demo.