Brasil encena teatro do absurdo

Por Mac Margolis.

O aclamado ator e diretor brasileiro Claudio Botelho está acostumado a plateias entusiasmadas. Mas trazer a casa abaixo no meio do ato não estava no script no início desta semana, quando Botelho virou-se para o público e disse alguns gracejos sobre um “ex-presidente desonesto” e uma “presidente ladra” enfrentando impeachment.

Em instantes, dezenas de membros da audiência estavam de pé e gritando “Não haverá golpe!” enquanto uma facção adversária dizia “Vá embora! Vá embora!”. O elenco ficou atordoado quando algumas pessoas da multidão tentaram subir ao palco e Botelho repreendeu o motim como “pior do que os militares”. Chico Buarque, o popular cantor que inspirou o musical, retirou a permissão para Botelho usar a sua obra, efetivamente cancelando o show.

E agora é assim no Brasil, onde a trama torcida de um enorme escândalo de corrupção na política invadiu a vida cotidiana, e não polariza apenas os manifestantes nas ruas do país, mas também as pessoas em seus estádios de futebol , em campi universitários e em salas de estar. “Os casais estão dividindo-se sobre a política,” a mulher do meu amigo mandou uma mensagem a ele outro dia, após leais ao governo e manifestantes da oposição tomarem as ruas em todo o país. “Não vamos deixar isso acontecer para nós, OK?”

Como o cheiro de corrupção se espalha do palácio presidencial ao Congresso e a corporações multibilionárias, não é de se admirar que os brasileiros estejam em pânico. Mas o sarcasmo é notável para uma terra que se orgulha de transformar indignidades da vida em carnaval . O clima sombrio também é um sinal de que vai demorar mais do que soluções rápidas – digamos, a renúncia ou impeachment da presidente Dilma Rousseff – para acalmar os ânimos, ainda mais unir o país novamente.

Uma história em um jornal de São Paulo falou de um barbeiro que se vangloriou sobre a navalha que ele tem em uma gaveta para os clientes de esquerda que opinarem a favor do governo.

Também em São Paulo, uma criança de nove anos foi insultada pelos colegas por causa de sua camiseta vermelha e branca – cores usadas pelo PT. O que os outros não entenderam é que a camisa trazia uma reprodução da bandeira suíça.

A mídia social tem sido um campo de batalha no Brasil. A análise da Fundação Getúlio Vargas de centenas de milhares de tweets postados nos dois dias antes de um enorme protesto anti-governo em todo o país no início deste mês revelou um retrato colorido de uma nação cortada em duas.

“Estamos de volta à Guerra Fria”, disse o autor e produtor musical Nelson Motta, que se disse em uma coluna de jornal que o estado atual da política do país foi alimentando a intolerância e separando amigos. “Eu nunca pensei que veria o país assim e eu vivi a ditadura militar.”

Felizmente, nem todo mundo se rendeu à fúria. Em 13 de março, quando mais de 3 milhões de manifestantes tomaram as ruas , a maioria dos cerca de 460.000 tweets sobre os protestos não tomou parte na briga partidária, usando piadas e paródias em seu lugar.

Claudio Botelho não está rindo. Na quarta-feira, ele postou um mea culpa em sua página no Facebook, desculpando-se com o público e com Chico Buarque. Mesmo no Brasil atual, o show tem que continuar.

Esta coluna não reflecte necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e seus proprietários.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.