Por Javiera Quiroga.
BTG Pactual chegou a um acordo com a Evli Fund Management para fornecer as ofertas da empresa nórdica a clientes institucionais em toda a América Latina.
BTG venderá os produtos no Brasil, no Chile, no Peru, na Colômbia, no México e no Uruguai, de acordo com Ignacio Pedrosa, chefe de distribuição a terceiras partes no BTG. As principais estratégias e conhecimentos da Evli estão em títulos corporativos europeus, ações globais e nórdicas e fundos de fronteira e fatores.
“Eles só gerenciam estratégias em classes de ativos onde eles acreditam que podem vencer o benchmark”, disse Pedrosa em uma entrevista na terça-feira.
Acordo com a Evli, que supervisiona US$ 13,6 bilhões, segue um acordo BTG anunciado em 19 de julho com a Gavea Investimentos, fundada pelo ex-presidente do BC Arminio Fraga, para oferecer seus investimentos a clientes institucionais na América Latina. Banco fechou acordo semelhante com a Reliance Asset Management Singapore em 5 de julho.
A BTG fez parcerias com seis gerentes e pode se associar a outros quatro a seis no próximo ano, disse Pedrosa.
BTG tenta recuperar o terreno perdido como um dos principais distribuidores da América Latina de hedge funds de terceiras partes para investidores institucionais. O negócio foi abalado quando o fundador e o CEO da BTG Andre Esteves foi preso em 2015, apanhado em investigações ligadas à Lava Jato. Esteves foi mais tarde libertado e negou acusações por meio de seu advogado.
Compra no Chile
A BTG teve grandes ambições para a América Latina desde 2012, quando iniciou um plano de expansão na região com a compra da corretora chilena Celfin. O banco brasileiro, que também possui escritórios no México, Colômbia e Peru, planeja iniciar uma corretora na Argentina, expandindo o escritório de 25 pessoas que abriu em 2014, segundo pessoas familiarizadas com o assunto em maio.
“Estamos muito satisfeitos em cooperar com o BTG”, afirmou Petter von Bonsdorff, chefe de distribuição global da Evli. “A empresa tem um compromisso excepcional com os investidores profissionais, combinada com uma presença transfronteiriça única e ampla na América Latina”.
Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.