CAF e Ashmore próximas de fechar com fundo colombiano de US$ 1 bi

Por Andrea Jaramillo.

O Ashmore Group e a CAF estão próximos de fechar um novo fundo de dívidas de infraestrutura de até 1 bilhão de dólares até setembro, disse o vice-presidente executivo da CAF, Luis Enrique Berrizbeitia, durante entrevista em Cartagena.

O fundo, que terá tamanho equivalente, pelo menos, a 500 milhões de dólares em pesos, vai permitir que os fundos de pensão colombianos e outros investidores privados sejam capazes de participar em projetos de infraestrutura. Isso inclui o programa de construção de estradas do governo de 17,5 bilhões de dólares chamado Quarta Geração (4G), além de projetos de energia.

“Fundos de pensão não têm o conhecimento para fazer financiamento de projetos ou infraestrutura, então, o que isso vai fazer é ajudar a resolver uma falha de mercado”, disse Berrizbeitia. A CAF, o banco regional de desenvolvimento, está investindo 50 milhões de dólares no fundo, enquanto a Ashmore, o gestor de ativos baseado no Reino Unido, vai alocar 30 milhões de dólares. A CAF também é um investidor no banco de desenvolvimento colombiano FDN no programa de construção de rodovias 4G.

“A CAF traz sua experiência em financiamento de projetos. A Ashmore traz seu conhecimento em gestão de fundos e infraestrutura em mercados emergentes e na Colômbia”, disse Berrizbeitia. “Esperamos conseguir traduzir isso em um fluxo maior de financiamento para esses projetos críticos de infraestrutura.”

A Colômbia está na posição 126 dentre 144 economias no ranking de qualidade de estradas do índice de competitividade global do Fórum Econômico Mundial. O programa de rodovias do governo pretende reduzir o tempo de viagem entre os principais centros populacionais em até 47 por cento, enquanto corta os custos logísticos de bens commodities e produtos manufaturados entre as zonas industriais nas montanhas andinas e nos principais portos.
 

tabA_pag01

 
De acordo com a CAF, a iniciativa da Colômbia é o primeiro fundo sênior de dívida de infraestrutura da América Latina. Há planos para replicar o modelo em outros países na região, começando com o fundo garantido pela CAF no Uruguai, de cerca de 300 a 400 milhões de dólares, para auxiliar na canalização dos fundos de pensão para projetos de infraestrutura no país.

Em outro projeto, a instituição multilateral sediada em Caracas está planejando um fundo de dívidas sênior para projetos de infraestrutura para a América Latina, com financiamento oriundo de fora da região. O fundo está “em seu estágio inicial, estamos avaliando o interesse internacional”, disse Berrizbeitia.

Agende uma demo.