Depois de JPMorgan, Citi também alerta para perdas no 2º tri

Por Jenny Surane.

As duas maiores firmas de trading de Wall Street alertam para um período de baixas.

O Citigroup disse que a receita com negociações diminuiu neste trimestre, em linha com o alerta do JPMorgan Chase, que também informou sobre uma desaceleração no segmento. A escalada da guerra comercial, os planos para a saída do Reino Unido da União Europeia e a crescente tensão entre EUA e Irã pesaram sobre o humor do mercado nas últimas semanas, disse o presidente do Citigroup, Michael Corbat.

“Claramente, a receita com operações e carteiras agora está em baixa”, disse Corbat na quarta-feira em conferência em Nova York. “Em períodos de incerteza, as coisas tendem a ficar bastante brandas.”

Corbat não quis dar números específicos sobre o desempenho da empresa até agora neste trimestre, dizendo que o diretor financeiro Mark Mason daria mais detalhes nas próximas semanas. O CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, disse terça-feira que a receita com trading do banco havia caído entre 4% a 5% durante os dois primeiros meses do segundo trimestre, embora destacando que “o próximo mês poderia mudar isso dramaticamente”.

Corbat também mostrou algum otimismo sobre a capacidade da empresa de melhorar os resultados de sua divisão de mercados. Ele disse que o banco está focado em aperfeiçoar a interação entre suas unidades de trading e de gestão de tesouraria para melhorar a experiência de clientes corporativos.

“Provavelmente vamos continuar a crescer”, disse Corbat. “Vamos subir e descer com o mercado. Mas espero que igualemos ou, talvez mais importante, mostremos desempenho acima da média ao longo do tempo.”

Corbat também disse que Wall Street deve começar a se beneficiar da decisão de bancos centrais em todo o mundo de suspender a flexibilização quantitativa – a compra de títulos para estimular o crescimento econômico -, porque a mudança de política criará espaço para os bancos intervirem e fornecerem liquidez adicional ou financiamento.

Agende uma demo.