Desenvolver ou contratar uma solução para trading?

Confira os requisitos para desenvolver internamente e contratar tecnologias de um fornecedor de mercado para automatizar a mesa de trading do sell side

Dar mais velocidade aos negócios e obter dados com inteligência para tomar decisões melhores. Estes são apenas alguns dos benefícios da automação e transformação digital dos processos da mesa de trading.

O mercado financeiro sabe o quanto é importante se apoiar em tecnologias para reduzir custos. Ou seja, fazer mais com menos com eficiência operacional para obter vantagem competitiva. Prova disso foi aumento de 48% dos investimentos em TI pelos bancos brasileiros em 2019, segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O orçamento total dessa área chegou a R$ 24,6 bilhões, somados os gastos com manutenção do parque de TI instalado. Parte desses recursos foi destinada a novas tecnologias para acelerar a transformação digital.

Como acelerar a transformação digital do front office 
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Esforço semelhante vem acontecendo em outros mercados. Estudos da Deloitte estimam que em 2022 os bancos norte-americanos vão gastar quase metade de seu orçamento total de TI em novas tecnologias, enquanto na Europa esse índice é de um terço, número superior ao nível atual (27%). Muitas dessas soluções são para digitalização e automação de processos de negócios.

Quando bem implementadas, as plataformas para automação dos fluxos de front office são grandes aliadas para impulsionar negócios. Isso porque a digitalização é uma estratégia para reduzir custos, dar mais agilidade, escalar as vendas com segurança e garantir o cumprimento dos requisitos de compliance.

Ao diminuir riscos e aumentar a eficiência operacional, sua organização está mais preparada para dar respostas rápidas a um mercado volátil, com regulamentações complexas e aumento de pressões macroeconômicas.

Para os que querem transformar digitalmente operações de sales e trading, há basicamente dois caminhos a seguir: desenvolver internamente ou buscar uma solução de mercado.

Desenvolver x contratar solução para sales e trading

Ao decidir investir em ferramentas para a automação do front office, é importante avaliar o que vale mais a pena: desenvolver internamente ou contratar uma solução de terceiros? Veja a seguir as principais características e necessidades de cada opção, considerando a implementação e manutenção das ferramentas:

1. Desenvolvimento interno

  • Investimento inicial em infraestrutura de TI, caso a solução seja hospedada em servidor físico e não em nuvem
  • Esforço das equipes de TI para produção das soluções
  • Necessidade de estrutura dedicada com diversos profissionais técnicos
  • Tempo de desenvolvimento mais longo para a conclusão do projeto
  • Custos com a manutenção das ferramentas
  • Gastos para manter a tecnologia atualizada com as necessidades do mercado

2. Compra de um fornecedor de mercado

  • Entrega de uma plataforma pronta para uso
  • Fornecedor se responsabiliza pelas integrações com sistemas legados e de terceiros
  • Implementação e manutenção pelo fornecedor, diminuindo demandas ao departamento de TI
  • Plataforma sempre atualizada
  • Possibilidade de contratação das ferramentas em nuvem, o que reduz os custos de implementação dos projetos
  • Treinamento constante de traders e sales para operações de fluxos automatizados

Caso as análises apontem para a escolha de uma solução de mercado, avalie não apenas o custo do projeto, mas também se o fornecedor atende a alguns requisitos para aumentar as chances de sucesso do projeto de automação, como:

  • Credibilidade e reputação no mercado;
  • Carteira de cliente e tamanho das implementações;
  • Especialização no mercado financeiro;
  • Se oferece solução customizada para seu negócio;
  • Suporte técnico 24×7;
  • Implementação com facilidade, entre outros aspectos.

Seja qual for a opção escolhida, um front office automatizado terá maior agilidade e capacidade para explorar novas oportunidades de negócios. Com a digitalização, sales e traders ficam mais focados nas operações de maior rentabilidade, trazendo mais receita e diferencial competitivo para o trading.

Como uma fornecedora global de informações e tecnologias financeiras e de negócios, a Bloomberg conta com soluções para automatizar fluxos de trabalho das operações de front office nas três etapas do trading: pré-trading, trading e pós-trading. Para saber mais, clique aqui.

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