Eliminar ou ser eliminado? Fabricantes de veículos elétricos da China buscam crescimento no exterior

Especialistas de mercado da Bloomberg, Lilian Gao, Rae Lin e Norah Wang, contribuíram para este artigo. Versão original exibida pela primeira vez no Terminal Bloomberg.

Contexto

Elon Musk, da Tesla Inc., diz que os fabricantes chineses de veículos elétricos poderiam “acabar” com a maioria dos outros concorrentes se estivessem livres de barreiras comerciais. No entanto, sua expansão no exterior é sustentada por vulnerabilidades domésticas: uma guerra de preços acirrada, uma economia desacelerada e a consolidação da indústria.

A BYD Co., que ultrapassou a Tesla em 2023 como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, não é exceção ao enfrentar um crescimento mais lento nas vendas e recorrer às exportações para crescer. Os concorrentes chineses de fabricantes de veículos elétricos são em sua maioria não lucrativos, desencadeando fusões e aquisições à medida que a competição se intensifica.

O problema

Os analistas preveem que o crescimento anual das vendas de veículos da BYD cairá abaixo de 10% no primeiro trimestre de 2025, após atingir o pico no primeiro trimestre de 2022. O crescimento da receita da BYD também pode estar em uma faixa inferior de um dígito. Em janeiro, a empresa anunciou um lucro líquido preliminar recorde para 2023, embora o intervalo tenha ficado abaixo das estimativas dos analistas de 31,5 bilhões de yuans.

Joanna Chen, analista do setor da Bloomberg Intelligence, escreveu em um relatório de janeiro que a BYD poderia eventualmente direcionar recursos para a Europa para sua expansão global. Tailândia, Israel, Austrália e Brasil foram os principais mercados internacionais da empresa em vendas de unidades de veículos elétricos movidos a bateria em 2023, de acordo com o relatório.

O ano de 2023 foi palco de um aumento nas exportações de veículos elétricos chineses, especialmente para a Ásia e Europa. Apesar do aumento das exportações, a concorrência doméstica mais acirrada está impulsionando as fusões e aquisições, uma vez que os fabricantes menores de veículos elétricos estão em busca de uma salvação. Os volumes de transações no segundo semestre de 2023 saltaram para seu nível mais alto desde o segundo trimestre de 2019.

Musk, da Tesla, alertou sobre a rápida expansão no exterior por parte dos fabricantes chineses de veículos elétricos ao divulgar os lucros trimestrais no mês passado.

“As empresas automobilísticas chinesas são as mais competitivas do mundo”, disse Musk na transcrição. “Elas [empresas automobilísticas chinesas] terão um sucesso significativo fora da China, dependendo do tipo de tarifas ou barreiras comerciais estabelecidas. Sinceramente, acredito que se não houver barreiras comerciais estabelecidas, elas basicamente acabarão com a maioria das outras empresas automobilísticas no mundo”.

A administração Biden está considerando mais restrições às importações de veículos elétricos chineses e peças originárias da China. Estas medidas abordariam as preocupações com a segurança dos dados, impedindo que as montadoras chinesas enviassem carros e componentes para os EUA por meio de outros países, como o México.

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