Empresas recorrem à tesouraria para fortalecer análises

Novos dados da Greenwich Associates mostram que o papel do tesoureiro corporativo como “consultor estratégico” está crescendo

Os departamentos de tesouraria corporativa estão sendo cada vez mais solicitados a assumir um papel maior como consultores estratégicos do negócio como um todo. Essas demandas de níveis superiores significam que os tesoureiros e suas equipes precisam economizar tempo automatizando muitas das tarefas rotineiras que antes constituíam a maior parte de seu trabalho diário.

Novos dados de uma pesquisa recente da Greenwich Associates com tesoureiros corporativos de multinacionais mostram que quase 90% dos departamentos de tesouraria dizem que seus principais indicadores de desempenho mudaram. Para atender às novas demandas, os tesoureiros afirmam que precisam de recursos adicionais que apoiem totalmente as iniciativas da empresa, especialmente para rastrear riscos.

“Quando perguntamos aos tesoureiros quão confiantes estavam em captar e calcular totalmente seus riscos cambiais, ficamos surpresos ao descobrir que quase um em cada cinco não estava nem um pouco confiante com os dados que estavam usando”, diz Ken Monahan, analista sênior de Estrutura e tecnologia de mercado da Greenwich Associates e autor de Forward and Upward: Changing KPIs Force Treasurers to Improve Their Risk Technology.

Essa incerteza sobre a qualidade dos dados impacta quais estratégias de gerenciamento de riscos são escolhidas e também influencia a escolha dos sistemas usados para monitorá-las. A Greenwich também observou que, à medida que as empresas crescem, elas tendem a migrar das planilhas para os aplicativos, porque foram projetados para lidar com dados de maior qualidade e melhores estratégias.

Além de ter dados corretos (18%), o que os tesoureiros corporativos mais desejam é:

  • melhorar a conectividade entre o departamento e o restante da empresa (32%)
  • contratar mais funcionários (16%)
  • atualizar seus sistemas de gestão de tesouraria (15%)

“Os departamentos de tesouraria estão buscando cada vez mais novas tecnologias e fornecedores terceirizados para ajudá-los a lidar com dados e gerenciamento de riscos, em parte devido a restrições de orçamento, mas principalmente porque a tecnologia aprimorada os ajuda a diagnosticar melhor seus problemas e melhorar sua eficiência. Tudo isso os ajuda a ser mais prospectivos e mais estratégicos em seus pensamentos”, conclui Monahan.

Metodologia: a Greenwich Associates conduziu entrevistas com executivos de tesouraria de multinacionais líderes, com sede nos Estados Unidos, para examinar a evolução no papel do tesoureiro corporativo. Os tópicos abordados na pesquisa incluíram como os objetivos dos tesoureiros corporativos são definidos, quais métodos e ferramentas eles usam para alcançar esses objetivos e onde pode haver deficiências no conjunto de ferramentas. As pesquisas, realizadas no segundo semestre de 2019, incluíram pesquisas eletrônicas e conversas detalhadas.

Para ler o relatório completo, clique aqui

Agende uma demo.