Análise por Audrey Childe-Freeman, estrategista-chefe G10 FX da Bloomberg Intelligence. Originalmente publicado no Terminal Bloomberg.
O cenário de fraqueza seletiva do dólar em 2021 para G10FX segue intacto, mas enxergamos uma negociação unilateral, e algumas moedas podem recuar temporariamente quando o dólar saltar em seguida, dado o posicionamento e movimentos acumulados no ano. Era mais fácil ser um bull do dólar canadense a 1,25 ou um entusiasta da libra esterlina abaixo de 1,40, e ambos estão expostos a uma recuperação do dólar, mas não há razão para desistir completamente.
Dólar canadense e libra esterlina perto da média de 10 anos
Níveis de moeda históricos de longo prazo e médias móveis de 10 anos são indicadores úteis quando se trata de grandes movimentos cambiais, avaliando se há espaço para upside/downside adicionais ou se um movimento pode ter sido exagerado. Neste ponto, observamos que a libra ainda é negociada cerca de 1,5% abaixo de sua média móvel de 10 anos em relação ao dólar, enquanto o dólar canadense está bem próximo de sua média atual em quase 1,21.
Uma de nossas moedas favoritas do G10 em 2021, a coroa norueguesa, negociada quase 10% abaixo do dólar em comparação com sua média móvel de 10 anos, sugerindo que a moeda está historicamente barata e se encaixando bem com nosso panorama otimista.
Risk-off, rendimentos podem provocar salto do dólar
A desvantagem seletiva do dólar no mundo do G10 em 2021 é nossa premissa central de trabalho, mas não será uma linha reta de fraqueza do dólar e acreditamos que outro salto seja viável em no segundo semestre. Isso deixa moedas como o loonie mais expostas a uma potencial retração de curto prazo, dado o posicionamento e os movimentos acumulados no ano. Para identificar catalisadores para o próximo salto do dólar, rendimentos mais altos dos EUA ou uma mudança de risco podem ser relevantes. Rendimentos mais altos não são vistos neste momento, com o Federal Reserve resistindo a um ajuste hawkish, e dados recentes mistos. Nossa expectativa de rendimentos de negociação dentro de uma faixa não é suficiente para os bulls do dólar.
Enquanto isso, um grande movimento de risk-off, desencadeado pelo retorno das preocupações com a inflação ou uma virada negativa inesperada na frente do vírus, também poderia reviver o dólar.