Iniciativa LIFT abre inscrições para nova turma

A união de diferentes setores da economia promove 75 bolsas de estudos integral para curso de inglês para estudantes universitários negrxs de baixa renda.

Os fundadores Goldman Sachs do Brasil e o Linklaters anunciam a terceira edição da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação). O projeto oferece ensino gratuito da língua inglesa e mentoria para 75 estudantes universitários negrxs de baixa renda da Grande São Paulo, cursando o 3º ou 4º semestre da graduação em 2020. O objetivo da Iniciativa LIFT é capacitar e qualificar os jovens, utilizando uma segunda língua como ferramenta de mobilidade social.

A terceira fase da iniciativa conta com patrocinadores como a Bloomberg, a primeira instituição a contribuir para a expansão do programa, BRK Ambiental, Cescon Barrieu Advogados, Facebook, HSBC, Itaú Unibanco, Machado Meyer Advogados, PepsiCo e Rabobank, também com o apoio da B3 Educação e Embaixada do Reino Unido e com a parceria da Associação Alumni, Grupo Cia de Talentos e Instituto Ser+.

O curso terá duração de dois anos e será acompanhado de mentoria dos executivos das organizações parceiras e de workshops para desenvolvimento profissional. De acordo com Maria Cristina Sampaulo, vice-presidente do departamento de recursos humanos do Goldman Sachs do Brasil, o objetivo é apoiar o desenvolvimento dos participantes por meio da aprendizagem de uma nova língua e da conexão com profissionais das organizações parceiras para que tenham melhores chances no mercado de trabalho. “Cada estudante terá até 3 mentores, ou seja, teremos o engajamento de 225 executivos”, comenta Maria Cristina. O curso, os workshops, os materiais e o transporte serão gratuitos. As aulas serão ministradas aos sábados, em São Paulo, pela Associação Alumni, que também é parceira do programa desde a sua fundação. Os workshops serão organizados pelo Instituto Ser+.

As inscrições começaram dia 01 de novembro por meio do link https://www.atsglobe.com/hotsite/iniciativalift2020 e podem participar alunos de qualquer curso de bacharelado com duração igual ou superior a quatro anos, presencial ou à distância (EAD). Os interessados têm até o dia 27 de novembro para se inscrever. As aulas começam no dia 15 de fevereiro de 2020.

Maria Silvia Bastos Marques, Presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs Brasil, conta que foi possível ampliar o número de vagas na terceira fase de 57 para 75 devido à entrada de novos patrocinadores como o Facebook, BRK Ambiental, Machado Meyer, Itaú Unibanco, Rabobank e PepsiCo. “Conseguimos unir em torno do tema da diversidade racial, empresas e instituições de diversos segmentos, que entendem que nosso país é rico em talentos. A Iniciativa LIFT tem o objetivo de buscar esses talentos e oferecer oportunidades”, comenta a executiva.

Resultados da 2a fase

Os 52 alunos da segunda turma da Iniciativa LIFT terminarão o curso no final de 2019 – cinco desistiram do curso. Atualmente, 88% dos jovens estão trabalhando em diversos setores, incluindo parceiros da iniciativa e no mercado financeiro (32%). Quando teve início em 2017, mais da metade da turma estava desempregada.

“A segunda fase da Iniciativa LIFT foi um marco para o amadurecimento e a expansão do programa. Com a chegada de novos parceiros, como a Cia de Talentos, trouxemos ferramentas e metodologias modernas para o processo seletivo. Também foi possível dobrar o número de vagas, inicialmente previsto para 30 vagas”, comenta Maria Cristina Sampaulo. A maioria dos alunos é de mulheres (65%) com até 29 anos (81%) e estudantes de 24 diferentes instituições de ensino. A grande maioria, 85%, se auto declara negra.

Impacto e transformação

Willian Vitorino tem 22 anos, estuda direito na FMU, mora em Taboão da Serra, em São Paulo, e é um dos 52 alunos da atual fase da Iniciativa LIFT. Quando tinha seis meses de idade, ele foi diagnosticado com uma doença neuromuscular chamada amiotrofia, por isso, ele se locomove com cadeira de rodas. O estudante conta que a Iniciativa LIFT foi uma das melhores oportunidades que já aconteceu em sua vida. “Eu aprendi um novo idioma, conheci pessoas e locais que provavelmente eu nunca frequentaria. Com a ajuda da Iniciativa LIFT, eu conquistei meu primeiro emprego”. Willian estagia no mercado financeiro desde abril de 2019. “Foi a realização de um sonho. Nunca havia trabalhado antes e entrei em um dos maiores bancos do Brasil”, comenta.

O futuro advogado também comenta a importância dos mentores não apenas no processo de aprendizado do Inglês. “A mentoria foi uma das coisas mais legais. Quando fui fazer a entrevista para o estágio, meus mentores me deram muitas dicas. Um deles trabalha no HSBC e me explicou como funciona a dinâmica de um banco, como deveria me portar e como me vestir. Fui bem preparado para entrevista. Estou muito feliz”, garante o estudante.

O prenome de Adedayo Sanni significa “felicidade”, algo que seu pai, nigeriano, desejava para a filha brasileira. A jovem está encontrando seu caminho para a felicidade, em parte, com a ajuda da Iniciativa LIFT. Ela estuda Psicologia e queria melhorar o inglês para ter mais oportunidades de emprego. A escola pública que ela frequentava não oferecia boas aulas de idiomas, então sua irmã lhe pagou um curso enquanto teve condições financeiras para isso. Adedayo já procurava emprego havia algum tempo quando viu o anúncio da Iniciativa LIFT. “Não achei que fosse de verdade, mas mesmo assim me inscrevi. Agora estou muito feliz, porque estou ganhando muita experiência e mentoria.”

Atualmente trabalha como estagiária no departamento de Recursos Humanos da Bloomberg, ajudando a equipe de recrutamento a fazer as entrevistas preliminares com os candidatos, respondendo a perguntas básicas e agendando entrevistas. “Um dia, eu quero ajudar a mudar a vida das pessoas, do mesmo jeito que a Iniciativa LIFT mudou a minha”, diz ela.

A Iniciativa LIFT foi fundada pelo Goldman Sachs do Brasil em 2014 em parceria com o Linklaters e a Associação Alumni. A fase piloto contou com um grupo de 14 estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares. A grande maioria dos alunos que se formou em 2016 está trabalhando ou estagiando em grandes empresas nacionais e internacionais.

Serviço

Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação)
Inscrições até 27/11 pelo https://www.atsglobe.com/hotsite/iniciativalift2020
Início das aulas: 15 de fevereiro de 2020
Duração de dois anos
Objetivo: capacitar e qualificar jovens negrxs, utilizando uma segunda linguagem como ferramenta de mobilidade social
Foco: estudantes universitários cursando o 3º ou 4º semestre da graduação em 2020

Para mais informações:

Assessoria de imprensa do Goldman Sachs
Alethea Batista – alethea@fidata.com.br
11 – 98245-7993

Agende uma demo.