Intesa Sanpaolo seleciona dados da Bloomberg IFRS 9 SPPI para agilizar adoção de novo padrão de contabilidade

A Bloomberg anunciou hoje que a Intesa Sanpaolo, grupo bancário Italiano, está usando os seus dados contábeis para cumprir com a Norma Internacional de Relatórios Financeiros 9, conhecida como IFRS 9 (sigla em inglês), uma estrutura contábil divulgada pela International Accounting Standards Board (IASB).

A Intesa é a mais nova organização de serviços financeiros a escolher os dados da Bloomberg IFRS para Pagamentos Exclusivos do Principal e dos Juros (SPPI, na sigla em inglês) para determinar como os títulos devem ser classificados sob a nova norma contábil. Os departamentos de contabilidade e prestação de contas podem usar os dados do IFRS 9 da Bloomberg para classificar os títulos de forma sistemática e avaliar se eles passam ou não no teste SPPI.

O IFRS 9 substituirá o padrão contábil IAS 39 existente, que prescreve como as organizações financeiras devem classificar e avaliar instrumentos financeiros de forma atualizada e contínua. As novas diretrizes visam trazer maior transparência e consistência às práticas contábeis dos instrumentos financeiros quando entrarem em vigor em janeiro de 2018. As diretrizes também exigem dados de nível de segurança mais descritivos para chegar à uma conclusão embasada sobre como eles devem ser classificados e avaliados.

“Os requisitos da IFRS 9 para SPPI representam um tremendo desafio porque exigem uma análise intensiva de dados de carteiras de investimento e de empréstimos para determinar como os títulos devem ser tratados”, disse Chris Casey, Diretor Global de Dados Regulatórios e de Referência da Bloomberg. “Para adquirir confiança, as organizações precisam de dados instrumentais de alta qualidade e uma metodologia abrangente que as permita executar essa análise com precisão e de forma contínua”.

Nicola Torresani, Chefe de Análise e Precificação de Dívida da Intesa Sanpaolo, disse: “A utilização da IFRS 9 para SPPI da Bloomberg em nosso processo contábil nos ajudará a classificar os títulos da carteira com precisão e consistência em toda a nossa organização. Também esperamos que isso nos economize tempo e recursos necessários para avaliar como nossos investimentos devem ser tratados sob a nova norma. A Bloomberg fornece dados de alta qualidade sob um formato que podemos usar prontamente para avaliar o impacto das novas regras em nossos processos de contabilidade, relatórios e gerenciamento de riscos. Estamos confiantes na análise realizada pelo produto da Bloomberg e na metodologia que a impulsiona”.

O novo modelo de classificação e mensuração da IFRS 9 requer uma avaliação para averiguar se os fluxos de caixa contratuais de um ativo financeiro são Pagamentos Exclusivos do Principal e dos Juros (SPPI). Este teste é feito para identificar se um instrumento tem características não básicas e se é apresentado por um valor justo, ao invés de usar o método de juros efetivos.

Fazer essa determinação, instrumento por instrumento, exige um enorme esforço manual, pois os boletins e documentos legais para cada ativo financeiro devem ser revisados individual e cuidadosamente para identificar recursos ou fluxos de caixa potencialmente não SPPI. Para avaliar adequadamente e para concluir o teste SPPI, e a classificação e mensuração resultante de uma carteira de investimentos, a ferramenta IFRS deve avaliar as características do SPPI em um nível de segurança em grande escala. Esta análise requer uma grande quantidade de dados descritivos e a capacidade de organizar esses dados em conjuntos de regras lógicas.

Os dados da IFRS 9 para SPPI da Bloomberg automatizam o processo de realização do teste SPPI e foram desenvolvidos em colaboração com as principais stakeholders do mercado para fornecer uma classificação SPPI padrão para a indústria.

A solução IFRS 9 para SPPI faz parte do pacote de Produtos Regulatórios e Contábeis da Bloomberg, que auxilia executivos sêniores em bancos, gerentes de ativos, seguradoras e outras organizações financeiras a navegarem em um ambiente de divulgação contábil e regulatório cada vez mais complexo.

A Bloomberg, líder global notícias e informações financeiras e empresariais, dá aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – o fornecimento de dados, notícias e análises através de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no coração do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para aproximadamente 325 mil assinantes em todo o mundo. Para mais informações visite http://www.bloomberg.com.br ou solicite uma demonstração.

O serviço BLOOMBERG PROFESSIONAL e os produtos de dados da Bloomberg são propriedade e distribuídos pela Bloomberg Finance L.P. e suas afiliadas. BLOOMBERG e BLOOMBERG PROFESSIONAL são marcas registradas da Bloomberg Finance L.P., uma parceria Delaware limited, ou suas subsidiárias. Todos os direitos reservados.

Sobre o Grupo Intesa Sanpaolo

O Grupo Intesa Sanpaolo é o principal fornecedor de produtos e serviços financeiros para residências e empresas na Itália. Tem 11,1 milhões de clientes e cerca de 4 mil agências na Itália, é o principal grupo bancário do país. É também um dos principais grupos bancários na Europa.

O Grupo foi formado em janeiro de 2007, logo após a fusão da Sanpaolo IMI e da Banca Intesa. Ambos os bancos já eram protagonistas no mercado italiano e contribuíram para o processo de consolidação do setor bancário do país.

O Grupo também tem operações estratégicas na Europa Central e Oriental e nos países do Oriente Médio e do Norte da África. Está entre em os maiores em vários países com 7,8 milhões de clientes e uma rede de aproximadamente 1.200 filiais. Através dos seus bancos subsidiários locais, o Grupo Intesa Sanpaolo ocupa o primeiro lugar na Sérvia, segundo na Croácia e Eslováquia, quarto na Albânia, quinto no Egito, sétimo na Bósnia-Herzegovina, Eslovénia e Hungria.

Agende uma demo.