Odontoprev vê crise superada e se diz pronta a elevar capex

Por Taís Fuoco.

Depois de ver seu lucro líquido do 4º trimestre de 2017 superar a estimativa mais alta dos analistas ouvidos pela Bloomberg, a Odontoprev diz ver a recessão ficar para trás. “Estamos sentindo um cheiro de Brasil melhor”, disse José Roberto Pacheco, diretor de RI e planejamento estratégico, em entrevista em São Paulo.

Para captar o momento, a companhia está disposta a elevar o montante de investimentos nos projetos que considera prioritários, como as plataformas digitais, com as quais cria aplicativos para celular e tablets na área dentária.

Tradicionalmente, Pacheco diz que o capex da companhia é “modesto”, de menos de 5% da receita anual, por envolver mais pesquisa, e não maquinário pesado. A companhia, no entanto, “não tem nenhuma hesitação de acelerar o capex se surgir algum projeto de inovação com viés difícil de ser replicado pela concorrência”.

Para isso, a Odontoprev conta não só com os recursos do caixa, que ao final de 2017 eram de R$ 508 milhões, como com o fato de não ter endividamento, segundo ele.

Entre os focos de crescimento da Odontoprev estão a classe média e as pequenas e médias empresas. “O Brasil tem 100 milhões de pessoas na classe média, mas, dessas, só 23 milhões têm planos odontológicos”, diz Pacheco. Segundo ele, a questão não é renda, mas cultural. O brasileiro que tem condições de pagar prefere manter um único dentista para atendê-lo, em visitas semestrais ou anuais.

Para atingir as pequenas e médias empresas com produtos e planos customizados, a Odontoprev conta com as redes de distribuição dos parceiros Bradesco e Banco do Brasil. O Bradesco se tornou acionista da Odontoprev em 2009 e hoje tem 50,01% do capital. Ele distribui os planos da Odontoprev em toda a sua cadeia de clientes. Já o BB é parceiro através da BB Seguridade, com a qual a Odontoprev tem a joint venture BB Dental, lançada comercialmente em 2015, em um acordo de 20 anos.

Os acordos com Bradesco e Banco do Brasil “não são excludentes”, segundo Pacheco, e a companhia tem sido “muito procurada” para novas parcerias e trabalhos em conjunto. Segundo ele, a empresa está aberta a essas parcerias e até mesmo a aquisições que façam sentido na estratégia. Em novembro, a Odontoprev fechou a maior aquisição de sua história, da rede Odonto System, do Ceará, pelo equivalente a 9 vezes o Ebitda ajustado de 2017.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.