Real rompe tendência de volatilidade em eleições observada desde 2006

O especialista de mercado Vitor Martinez contribuiu para a elaboração deste artigo.

O contexto

A volatilidade da moeda brasileira costumava disparar perto do primeiro e segundo turnos das eleições presidenciais e então diminuía quando o nome do favorito ficava mais evidente. Mas não é isso o que acontece em 2018.

A volatilidade do real atingiu o maior nível durante um ciclo eleitoral desde a campanha de 2002, que levou Lula à presidência. Na época, Lula prometeu ampliar os gastos sociais, o que aumentou o temor de inflação e desvio de recursos para pagamento da dívida pública. A volatilidade cambial recuou antes de Lula assumir o cargo.

Nos três ciclos eleitorais seguintes — em 2006, 2010 e 2014 —, a volatilidade do real diminuiu em agosto e subiu em outubro.

Muita coisa mudou de lá para cá. Escândalos de corrupção abalaram a confiança no PT e no sistema político em geral. Dilma Rousseff sofreu impeachment em 2016 e Lula está preso, cumprindo pena por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Ele anunciou sua candidatura às eleições presidenciais de outubro e possui mais de 30 por cento das intenções de voto, porém, sua sentença pode manter seu nome fora das urnas.

A questão

O alívio típico de agosto não se repetiu em 2018, o que abre potencial para um salto ainda maior da volatilidade em outubro. O real chegou ao nível mais depreciado em relação ao dólar desde o começo de 2016 e possui o pior desempenho entre as moedas de países emergentes.

A incerteza ainda pode se agravar. Nas pesquisas sem o ex-presidente Lula, Jair Bolsonaro lidera com 22 por cento das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 22 de agosto.

“A percepção sobre os candidatos ainda está mudando, então o mercado está fazendo uma análise diária das opções. Pode não gostar de um candidato hoje e gostar amanhã”, disse Marcelo Mello, um vice-presidente da SulAmérica Investimentos, em 21 de agosto.

Acompanhe a volatilidade provocada pela eleição

O Terminal Bloomberg te ajuda a acompanhar a volatilidade sazonal do real no período atual, comparar com ciclos eleitorais passados e incorporar resultados das pesquisas de intenção de voto nas suas análises.

Acompanhe a volatilidade em 30 dias do real em anos de eleição

Para mais informações sobre esta ou qualquer outra funcionalidade do serviço Bloomberg Professional, clique aqui para solicitar uma demo. Para quem já é cliente, basta pressionar <HELP> <HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.