Reflexões sobre a gestão de sua carteira

Em um quadro de instabilidade econômica e política, disparada de volatilidade, queda da Bovespa, alta do dólar e dos juros, os gestores precisam tirar o máximo proveito das ferramentas e informações que têm a disposição para sustentar o desempenho de suas carteiras de investimento. O aprimoramento da utilização dessas ferramentas foi o tema do webinar “Reflexões sobre a gestão de sua carteira”, oferecido pela Bloomberg em 24 de setembro e liderado pelo especialista sênior de renda fixa e carteira Ciro Bussab.

O webinar explorou de forma abrangente e também detalhada as possibilidades dentro da função PORT , voltada para a Análise de Carteira e Risco. O exercício se baseou em uma carteira teórica contendo instrumentos de renda fixa, ações, fundos, opções, contratos futuros e de câmbio, iniciada no final de 2013. Um gráfico de linhas comparou o retorno dessa carteira a referências como Ibovespa, CDI, inflação e índices Anbima ao longo do tempo.

Sempre dentro da função PORT , a aba Características distribuiu em colunas os pesos de cada ativo, seus cupons, rendimentos, vencimentos, classificações de risco, permitindo ainda alteração e acréscimo de diferentes critérios, como convexidade e duração. No caso de ativos de renda variável, foram adicionadas colunas como razão preço/lucro, EBITDA, preço-alvo médio dos analistas para a ação e preço-alvo definido pelo usuário. “O sistema permite adicionar ou remover colunas de informação para se adaptar ao fluxo de trabalho de cada um”, lembrou Ciro.

A demonstração passou por projeção de fluxos de caixa dos títulos de renda fixa, risco de liquidez, custo eventual de liquidação de posições, retorno absoluto e relativo ao benchmark. A aba Atribuição esclareceu a contribuição de moedas, alocação e seleção de ativos sobre o retorno total da carteira e o impacto do movimento da curva de juros sobre o mesmo. Sob a aba Cenários, foram simulados os impactos de situações passadas, como o comportamento dos mercados após a quebra do Lehman Brothers em 2008, o choque de petróleo da Líbia e crise financeira de Rússia em 2011. O usuário também pode criar seus próprios cenários e aplicá-los à carteira, incluindo, como exemplo, uma desvalorização acentuada do real e uma alta inesperada de 1 ponto percentual na taxa básica Selic.
 
port1 Aba Atribuição
 
O recurso de Simulação de Negociações é bastante utilizado por usuários, segundo Ciro, por mostrar como a venda e compra de múltiplos ativos impactaria a carteira como um todo. Já o recurso de Otimização indica as compras e vendas mais vantajosas e é especialmente útil no contexto enfrentado hoje em dia. “Em períodos de alta volatilidade como o atual, uma ideia é diminuir o risco total e a duração das carteiras”, disse Ciro, lembrando que os usuários podem personalizar os parâmetros de otimização.
 
port2
port3 Aba Otimização
 
Clique aqui para acessar o webinar Reflexões Sobre a Gestão de sua Carteira.

Agende uma demo.