Retomada das IPOs agita a Bovespa

Por Roger Oey.

O contexto

A arrastada recessão no Brasil — exacerbada pelo abrangente escândalo de corrupção que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff no ano passado — atingiu a economia inteira, incluindo o mercado de aberturas de capital, que ficou praticamente parado durante três anos. Se passaram mais de 14 meses sem nenhuma IPO.

Desde então, a Bovespa opera em alta há meses e as ofertas públicas iniciais (initial public offerings ou IPOs) também se recuperaram. Sete empresas nacionais abriram o capital neste ano (até 20 de setembro) e levantaram o equivalente a US$ 3,9 bilhões — mais de 10 vezes a quantia captada em 2016, 2015 ou 2014. Seis dessas sete proporcionaram ganhos de dois dígitos desde o dia da colocação.

“Este é o ano da volta das IPOs no Brasil”, disse Joelson Oliveira Sampaio, professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. “O mercado ficou paralisado, com apenas um punhado de operações desde 2014.”

A questão

Uma análise com ferramentas Bloomberg mostra que os valores de IPOs em 2017 ressuscitaram esse mercado e que o país caminha para um resultado próximo ao desempenho médio dos últimos 10 anos.

As ferramentas também permitem inserir IPOs programadas. Segundo documentos oficiais e reportagens, o Banco Inter e a Neoenergia pretendem lançar papéis no mercado acionário em breve.

Acompanhamento

Use ferramentas Bloomberg para acompanhar o mercado de IPOs no Brasil e no mundo.

Fonte: Bloomberg, com dados até 25/9/2017.

Para mais informações sobre esta ou qualquer outra funcionalidade do Bloomberg Professional Service, solicite uma demonstração de um representante de vendas Bloomberg. Para quem já é cliente, basta pressionar no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.