Teste de cenário: inflação pode impactar retornos

Michael Pruzinsky, Especialista de Mercado da Bloomberg, contribuiu para este artigo. Versão original exibida pela primeira vez no Terminal Bloomberg.

Contexto

No primeiro semestre,as chamadas value stocks nos EUA superaram suas contrapartes (growth stocks) pela primeira vez desde 2014, mas perderam força em julho novamente.

“O que está claro é que a negociação cíclica/de valor está prejudicada neste início da temporada de relatórios do 2T21”, afirmou Lori Calvasina, Head de Estratégia de Ações dos EUA na RBC Capital Markets, à Bloomberg News.

O teste de cenário sugere que um desempenho superior sustentável dependerá da inflação e de uma tendência de alta nas taxas de juros.

Transformação digital e o cenário econômico em um contexto de alta volatilidade
Acesse insights para o sell side

O problema

O índice Bloomberg US 1000 Value apresentou retorno de 19,5% no primeiro semestre, superando o ganho de 13,1% para um indicador de crescimento semelhante. Em julho, a rentabilidade foi de 0,5% e 3,1%, respectivamente, de acordo com os novos índices.

O desempenho das value stocks ainda superou o das growth stocks nos primeiros sete meses do ano, embora sua vantagem tenha diminuído em julho. O índice das ações de valor mostrou um claro desempenho superior até meados de maio; em seguida, sofreu estagnação e deu espaço à recuperação das growth stocks. Para os primeiros sete meses, os retornos foram de 20,1% para value stocks versus 16,6% para growth stocks.

Image showing Value Price Return and Growth Price Return Index on the Bloomberg Terminal
Insira “bloomberg 1000 value” na linha de comando e selecione o índice B1000V Index - Bloomberg US 1000 Value Price Return . Selecione COMP no menu de funções que aparece. O atalho é B1000V Index COMP.

A função Análise de Portfólio e Risco (PORT) da Bloomberg pode determinar como as mudanças nas nas taxas e expectativas de inflação influenciarão o desempenho do índice no futuro. Por exemplo, os cenários podem testar o impacto de um aumento de 0,5 ponto percentual no breakeven rate dos títulos de 10 anos indexados à inflação dos EUA, além do impacto de um aumento de 50 pontos-base nas taxas de swap de 10 anos.

Image showing value stocks performance
Insira “portfólio” na linha de comando e selecione PORT — Análise de Portfólio e Risco.

As value stocks apresentam desempenho superior nesses dois cenários, com um desempenho com prêmio de 2,7 pontos percentuais no cenário de aumento do breakeven rate, e com prêmio de 1,5 pontos no cenário de aumento das taxas de swap.

A funcionalidade da Bloomberg pode monitorar o desempenho das ações dos EUA e realizar testes de cenário.

Monitoramento

Para conferir como os retornos das value stocks dos EUA se comparam aos retornos das growth stocks, utilize o Navegador de Índices Bloomberg.

Image showcasing Intraday Periodic Returns on the Bloomberg Terminal
Digite “navegador de índices” na linha de comando e selecione IN — Navegador de Índices Bloomberg . Clique na aba Ações. O atalho é IN EQ

Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Services, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.