Unir comida infantil e preservativos ajuda CEO da Reckitt

Por Matthew Boyle.

O ano passado foi difícil para Rakesh Kapoor. O CEO da Reckitt Benckiser Group enfrentou um crescimento mais lento das receitas, boicotes decorrentes de desinfetantes tóxicos na Coreia do Sul e a ira dos acionistas por seu pacote de pagamentos de US$ 33,6 milhões. Apenas um mês após o início de 2017, Kapoor está buscando deixar tudo isso para trás com uma oferta surpresa de US$ 16,7 bilhões para aquisição da fabricante de alimentos para bebês Mead Johnson Nutrition.

A compra daria à produtora dos limpadores Lysol, dos analgésicos Nurofen e da mostarda French uma posição forte em uma nova categoria de rápido crescimento e lhe garantia um lugar ao lado de gigantes de produtos de consumo como Unilever, Nestlé, Danone e Procter & Gamble.

Talvez igualmente importante para Kapoor, o negócio — que seria o maior da história da companhia — finalmente tiraria o indiano de 58 anos da sombra de seu antecessor, Bart Becht. A empresa britânica multiplicou seu valor de mercado por seis durante os 12 anos sob o comando de Becht.

“Sempre houve a sensação de que ele estava apenas seguindo e aperfeiçoando o trabalho de seus antecessores”, disse Andrew Wood, analista da Sanford Bernstein, salientando que no dia em que a RB anunciou que Kapoor substituiria Becht, as ações da empresa caíram 7,5 por cento. “O acordo de hoje é claramente dele e colocaria a Reckitt Benckiser em um novo caminho.”

Para alcançar esse caminho, Kapoor terá que superar qualquer oferta rival que possa surgir e concluir a aquisição, que está em negociações avançadas. Kapoor também precisará convencer os investidores de que faz sentido adicionar alimentos para bebês a um abrangente portfólio de produtos domésticos que já abarca desde molhos condimentados até preservativos.

Embora Kapoor estivesse à caça de negócios, e houvesse especulações há anos de que a Mead Johnson seria comprada, a Reckitt Benckiser era uma pretendente improvável, considerando que o negócio de fórmula infantil é muito diferente de seu negócio principal de medicamentos de venda livre. Mas Kapoor tem o costume de entrar agressivamente em novas arenas. Isso se deu, por exemplo, quando sua empresa superou uma oferta da Bayer e adquiriu a fabricante de vitaminas e suplementos Schiff Nutrition por US$ 1,4 bilhão em 2012.

Adicionar a receita de US$ 3,7 bilhões da Mead Johnson, metade dela proveniente da Ásia, pode acelerar o crescimento das vendas da RB, que perderam força devido à deflação na Europa e à fraqueza na Rússia e no Brasil. O mercado de alimentos para bebês crescerá 6 por cento ou mais nos próximos cinco anos, prevê a empresa de monitoramento de dados Euromonitor, mais do que o dobro do ritmo do setor de alimentos embalados como um todo.

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