Vestas mantém a liderança em instalações eólicas onshore, Siemens Gamesa se aproxima

Instalação global de novas turbinas eólicas onshore caiu 12% em 2017, em parte devido a uma desaceleração na China, mas deverá reagir com crescimento de 17%, ou 55GW, em 2018.

Desenvolvedores colocaram em operação um pouco menos de 47GW em turbinas eólicas onshore em 2017, com quatro fabricantes representando 53% das máquinas implantadas. As quatro foram a dinamarquesa Vestas, a espanhola Siemens Gamesa, a chinesa Goldwind e a norte-americana General Electric.

Os mais recentes números oficiais da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) mostram que a Vestas – número um em 2016 – manteve o primeiro lugar, com 7,7GW de turbinas onshore em operação, o equivalente a uma participação de mercado global de 16%. As estatísticas se baseiam no banco de dados global da BNEF sobre projetos eólicos de escala de serviços públicos e ampla informação da indústria.

A Siemens Gamesa, formada em 2016 pela fusão do setor de energia eólica da gigante alemã de engenharia Siemens e da fabricante espanhola de turbinas Gamesa, ficou em segundo lugar em turbinas onshore, com 6.8GW em operação. Sua participação de mercado aumentou em relação aos 11% que suas duas empresas antecessoras detinham em 2016, para 15% no ano passado. A Goldwind registrou 5,4GW em operação e a GE 4.9GW, equivalentes a uma participação de mercado de 11% e 10%, respectivamente.

Tom Harries, analista sênior de energia eólica da BNEF, e principal autor do relatório Global Wind Turbine Market Shares (Participações de Mercado Globais de Turbinas Eólicas), disse: “Em 2017, a distância entre a GE, no quarto lugar, e o fabricante da quinta colocação, a alemã Enercon, aumentou, com 3.1GW. Seis outros fabricantes de turbinas da Europa e da China tiveram entre 1GW e 3GW operacionalizados no ano passado.

“Em instalações eólicas offshore, a história foi bem diferente, com a Siemens Gamesa continuando a ser, de longe, a maior fornecedora global, com 2.7GW em operação, e outros participantes como a Sewind da China, a MHI Vestas e a Senvion da Alemanha, com cerca de meio gigawatt cada uma”, acrescentou.

Existem algumas diferenças entre as grandes fabricantes em termos de sua presença regional. Mais de 90% das turbinas fabricadas da Goldwind, por exemplo, foram para projetos na China em 2017, enquanto quase todas da Enercon foram instaladas na Europa. A General Electric foi muito mais forte nas Américas do que em outros lugares, enquanto a Vestas e a Siemens Gamesa registraram um aumento significativo da operação de seus dispositivos onshore nas três regiões – Europa, Oriente Médio e África, Américas e Ásia-Oceania.

A capacidade das turbinas eólicas onshore colocadas em operação em 2017 foi 12% menor em relação ao total de 53,1GW de 2016. A Bloomberg New Energy Finance credita isso a uma desaceleração na China e prevê uma recuperação para 55GW em 2018, à medida que o mercado chinês retorna ao crescimento e a América Latina continua sua expansão.

Albert Cheung, diretor de análise da BNEF, comentou: “Vimos uma onda de fusões na indústria de fabricação de turbinas eólicas nos últimos anos, incluindo o acordo da Siemens-Gamesa e a aquisição da Acciona Windpower pela Nordex. Com um grande número de pequenos participantes fora do Big Four (Quatros Grandes), não seria nenhuma surpresa ver uma maior consolidação”.

Sobre a Bloomberg New Energy Finance

A Bloomberg New Energy Finance (BNEF) é uma empresa de pesquisa de indústria focada em ajudar profissionais do setor de energia a gerar oportunidades. Com um time de mais de 200 experts espalhados por todo o mundo, a BNEF oferece análises e insights independentes, permitindo que tomadores de decisão naveguem em uma economia de energia em constante evolução.

Alavancando os bancos de dados de energia mais sofisticados do mundo, a BNEF sintetiza dados proprietários em uma narrativa astuta que envolve as implicações financeiras, econômicas e políticas de tecnologias de energia emergentes.

A Bloomberg New Energy Finance é impulsionada pela rede global de 19 mil funcionários em 192 localidades da Bloomberg, que reportam 5 mil notícias por dia. Visite https://about.bnef.com/ para obter mais informações.

Sobre a Bloomberg

A Bloomberg, líder global de informações financeiras e de negócios e notícias, fornece aos tomadores influentes de decisão uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – fornecimento de dados, notícias e análises através de uma tecnologia inovadora, de forma rápida e precisa – é o cerne do Terminal Bloomberg. As soluções corporativas da Bloomberg estão centradas na força do núcleo da empresa: alavancando a tecnologia para permitir que clientes acessem, integrem, distribuam e gerenciem seus dados e informações entre organizações de forma mais eficiente e eficaz.

Agende uma demo.