BSI, do BTG, é processado por cia. recrutamento por contratações

Por Andrea Tan.

A unidade de private banking do Grupo BTG Pactual em Cingapura foi processada sob a acusação de que driblou um headhunter e se recusou a pagar a empresa pelo recrutamento de funcionários.

A Mancano and Associates está pedindo 7,1 milhões de dólares de Cingapura (US$ 5 milhões) por indicar com sucesso 23 funcionários, incluindo o vice-presidente Raj Sriram, ao BSI, segundo sua emenda à ação judicial aberta em novembro na Corte Suprema de Cingapura. O BSI contornou a Mancano e contratou de forma direta os candidatos que a empresa de recrutamento recomendou em 2009, disse a Mancano, que tem sede em Cingapura, em documentos judiciais.

O BSI disse nos arquivos judiciais que a Mancano não tem base para a sua acusação e que não havia acordo vinculativo com a empresa de recrutamento. O porta-voz do BSI, Luciano Crobu, preferiu não comentar. Michael Mancano, diretor-gerente da empresa de recrutamento, não respondeu a dois e-mails e telefonemas em busca de comentário.

Michael Mancano disse em documentos judiciais que ele e o CEO do BSI, Hanspeter Brunner, trabalhavam juntos desde 1997 para recrutar funcionários para o empregador de Brunner à época, o Coutts Bank, posteriormente comprado pelo braço de private banking do Royal Bank of Scotland. Ambos tinham um “entendimento comum” e operavam em confiança, disse Mancano em documentos judiciais. Brunner deixou o RBS Coutts e foi para o BSI em 2009, acompanhado por cerca de 70 funcionários.

Não houve “prática aceita” entre Brunner e Mancano como afirmado, disse o banco. O BSI havia rejeitado anteriormente a conta de 38 milhões de dólares de Cingapura apresentada pela Mancano em 2013 pelo recrutamento dos 23 candidatos, segundo documentos judiciais. A empresa de recrutamento recebeu 250.000 dólares de Cingapura por trabalho administrativo e não há mais pagamentos devidos, disse o BSI.

Taxas

As taxas da empresa de recrutamento são de 28 por cento do pacote salarial do primeiro ano do funcionário, o que inclui um salário básico de até 550.000 dólares de Cingapura para um senior private banker, bônus por metas e pagamento por contratação, segundo a ação judicial da Mancano.

O BTG adquiriu o BSI em setembro da italiana Assicurazioni Generali SpA por 1,25 bilhão de francos suíços (US$ 1,25 bilhão). Atualmente, busca vender a unidade para aumentar sua liquidez após a prisão de seu fundador, o bilionário André Esteves, segundo pessoas com conhecimento da situação. Esteves deixou a função de presidente do conselho do BTG e está em prisão domiciliar.

O caso foi intitulado Mancano and Associates Pte v BSI Bank, S866/2015, e está na Corte Suprema de Cingapura.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.