Tribeca Film Institute® (TFI) anuncia ganhadores da edição 2016 do Fundo América Latina TFI

O Fundo TFI América Latina, apresentado pela Bloomberg Philanthropies, apoiará dez roteiros, documentários ou longas-metragens híbridos

O Tribeca Film Institute (TFI) anunciou hoje os beneficiados do Fundo TFI América Latina 2016, apresentado pela Bloomberg Philanthropies, um programa que apoia cineastas inovadores que vivem e trabalham no Caribe, México, América Central e América do Sul e cujo trabalho reflete suas culturas diversas. Os prêmios foram concedidos para dez projetos, entre as 225 inscrições, e entregues a filmes em avançados estágios de desenvolvimento, produção ou pós-produção. Além do financiamento, cada beneficiado também receberá orientação profissional e uma entrada para o mercado dos EUA. Desde o lançamento em 2010, o Fundo América Latina TFI concedeu mais de US$ 700 mil em apoio para mais de 54 cineastas de 15 países latino-americanos diferentes.

“A indústria cinematográfica é um meio poderoso para apresentar as vozes latino-americanas para públicos locais e globais, e estamos muito entusiasmados em apoiar o Fundo TFI América Latina novamente este ano, pois ele apoia cineastas que trabalham na vanguarda da narrativa criativa”, disse Katherine Oliver, consultora da Bloomberg Philanthropies e diretora de mídia e tecnologia na Bloomberg Associates.

Os projetos deste ano cobrem uma ampla variedade de temáticas que refletem a cultura latino-americana singular de cada beneficiado. Eles são provenientes de países como Chile, México, Colômbia, e pela primeira vez este ano, Costa Rica e Uruguai. Os projetos variam de um documentário que leva o espectador para dentro de uma prisão para adolescentes na zona rural de Mapuche, no Chile, até uma ficção da Colômbia que segue uma jovem mulher que encontra uma nova família depois que seu pai desaparece.

“Nosso compromisso é dar vozes aos cineastas latino-americanos para contar suas histórias únicas para o mundo, e é por isso que temos a honra de anunciar os contemplados do Fundo TFI América Latina 2016”, diz Amy Hobby, vice-presidente de Programas Artísticos no TFI. “A cada ano, somos surpreendidos pelos pensamentos instigantes e provocativos que os vencedores nos apresentam em seus projetos, e a nossa emoção de poder oferecer a esses cineastas internacionais o apoio que precisam para entrar no mercado dos EUA é contínua.”

Os seguintes cinco documentários são os vencedores do Fundo TFI América Latina deste ano:

  • COUNTRY SEASON – México: Dirigido por Isabel Vaca e Produzido por Arturo Mendicuti. Um velho vaqueiro dedicou sua vida à criação de touros para touradas, enfrentando uma dura realidade cada vez que eles morrem na arena.
  • EL CASTILLO – Chile: escrito, produzido e dirigido por Rene Ballesteros. EL CASTILLO traz o espectador para dentro de uma prisão para adolescentes na zona rural de Mapuche, no sul do Chile. Toda noite, pesadelos coletivos assombram os adolescentes – gerando rumores relacionados aos anciãos da comunidade onde a prisão foi construída sobre um cemitério ancestral de Mapuche.
  • JAMON – Costa Rica: Produzido e Dirigido por Ernesto Villalobos. Dois artistas na casa dos vinte anos vivenciam pela primeira vez um relacionamento. Ao longo desta passagem de tempo imprevisível, acompanhamos os altos e baixos que fazem parte de um relacionamento romântico.
  • LOS REYES – Chile: Dirigido por Bettina Perut & Iván Osnovikoff e produzido por Maite Alberdi. Los Reyes é a história de um grupo de skatistas adolescentes que encarnam o desafio de se tornarem adultos no segregado e classista Chile dos dias atuais.
  • THE CREATOR OF UNIVERSES – Uruguai: Dirigido por Mercedes Dominioni e produzido por Gerardo Castelli. Juan é um jovem de 16 anos diagnosticado com sintomas de Asperger que faz filmes com sua avó de 96 anos. Seus filmes são forma de expressão e refúgio pessoal, mas à medida que ele se torna cada vez mais preocupado com o dia em que sua avó partir, suas histórias começam a explorar seus sentimentos sobre a morte.

Os seguintes cinco filmes roteirizados são os vencedores do Fundo TFI América Latina deste ano:

  • CASI EL PARAÍSO – México: Dirigido por Gaz Alazraki, escrito e produzido por Edgar San Juan, e produzido por Leonardo Zimbron. Ambientado na década de 1950, um trapaceiro italiano viaja para a Cidade do México, fingindo ser um príncipe, para explorar o fascínio da elite com a nobreza europeia. Eles fazem qualquer coisa que ele queira – de pagar suas despesas diárias a conceder as mãos de suas filhas em casamento. *Em parceria com Los Cabos Film Festival
  • CORA – Brasil: Escrito e dirigido por Gustavo de Moura e Matias Mariani. Depois de descobrir um documentário inacabado feito por seu pai antes de seu nascimento, Cora começa a descobrir a loucura que tem assombrado sua família por gerações.
  • KEYLA – Caribe colombiano: Escrito e Dirigido por Viviana Gómez Echeverri e produzido por Raquel Imedio Garcia. Uma jovem que vive em uma ilha caribenha está à procura de seu pai, que está perdido no mar. Quando sua família distante vem para ajudar, ela deve enfrentar seu passado sombrio e esta nova família que ela nunca esperou adotar.
  • NONA – Chile: Dirigido por Camila Donoso e Produzido por Rocio Romero. Sete anos depois de ter casos amorosos com três homens, Nona, de 66 anos, mudou-se para a floresta. Os seus dias de autoexílio são passados criando uma tempestade literal de ciúmes e vingança.
  • THE LIFE AND DEATH OF ESPÍRITU PERDOMO – Colômbia: Escrito e Dirigido por Mauricio Leiva Cook. Produzido por Mauro Mueller e Juan Diego Villegas. Para escapar do mundo dos vivos devastado pela guerra, Espíritu Perdomo – coveiro de Chaparral – cria uma alegre sociedade dos mortos dentro das paredes do cemitério.

Os financiamentos deste ano mantêm o apoio que o TFI e a Bloomberg Philanthropies vêm proporcionando aos cineastas em países da América Latina, desde 2013, após a formação de uma parceria inicial em 2010. Os esforços passados do Fundo TFI América Latina incluem oficinas no Brasil, Chile, Colômbia e México. Em outubro de 2015, o TFI e a Bloomberg Philanthropies organizaram um painel de discussão na Cidade do México, sobre a mídia e a indústria de entretenimento da América Latina, apresentando cineastas apoiados pelo TFI, entre outros temas. O Fundo TFI América Latina também é patrocinado pela CANACINE.

Para ver imagens de alguns projetos, clique aqui.

Sobre o Tribeca Film Institute

Tribeca Film Institute defende a narrativa inovadora para mudanças sociais em nossas comunidades e ao redor do mundo. Todos os anos, nós identificamos um grupo diverso de cineastas e artistas excepcionais, e os capacitamos com financiamento e recursos para que possam realizar plenamente as suas histórias e conectar-se com o público. Além disso, nossos programas de educação capacitam os alunos através de treinamento prático e exposição a filmes socialmente relevantes, oferecendo aos jovens as habilidades de mídia necessárias para serem cidadãos globais criativos e produtivos. Somos uma organização sem fins lucrativos que atua o ano inteiro, fundada por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies ser orgulha de apoiar o Tribeca há mais de uma década, e aproveita as décadas de experiência de Mike Bloomberg como líder nos setores público e privado, para proporcionar uma mudança real, significativa e duradoura em todo o mundo. A missão da Bloomberg Philanthropies é garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. Para mais informações visite www.bloomberg.org

Sobre a CANACINE

A Câmara Nacional da Indústria Cinematográfica (CANACINE) é uma instituição impulsionada pelo interesse público e representada em todo o México. A CANACINE representa o interesse geral da indústria cinematográfica no México, na qual empresas se dedicam à produção e distribuição de filmes para teatro e televisão, locais de apresentação comerciais para curtas ou longas-metragens, bem como estúdios de cinema, casas de pós-produção, laboratórios de cinema e oficinas que estão diretamente ligados à indústria cinematográfica. Os sócios de CANACINE também incluem empresas estabelecidas e novatas de produção e distribuição, exibidores de filmes e casas de gravação de vídeo. A CANACINE, que foi criada em 1942, inclui entre seus membros Cinepolis, Cinemex, Warner Brothers, Paramount, Sony Pictures, Disney, 20th Century Fox, Universal, Videocine, Gussi Artecinema, Quality Films, Corazón Films e Blockbuster, entre outros.
 

Agende uma demo.