Ponto de inflexão do Brasil

Por Olga Yangol, gerente de portfólio do HSBC Asset Management.

As notícias sobre a detenção do ex-presidente em março de 4 de março aumentaram o risco dos ativos na esperança de que uma mudança no cenário político pode ser a resposta a situações difíceis em curso no país. O Brasil não está fora de perigo com relação à incerteza política, desafios fiscais e continuou contração econômica, mas é provável que se aproxima um ponto de inflexão.

É difícil adoçar os desafios. Com sete trimestres negativos consecutivos na saída interno bruto até o final de 2015 – e a probabilidade de nova contração no primeiro trimestre de 2016 – o declínio da atividade econômica pode equivaler a uma depressão.

Mas ao contrário de passadas crises desordenadas dos emergentes, a recente desvalorização do real não deve levar a uma crise de balanço de pagamentos seguido por uma crise de solvência. Um regime de câmbio flutuante ajuda a absorver o choque econômico através do impacto positivo da sua moeda mais fraca na componente comercial de sua economia.

O Brasil também tem dois principais amortecedores de liquidez. Em primeiro lugar, as suas reservas de US$ 370 bilhões representam 19,5% do PIB e, segundo a medida de adequação de reserva composto do FMI, estão a 190% do nível que seria considerado ideal. O governo também poderia usar o dinheiro detido pelo Tesouro no Banco Central – que é cerca de 16% do PIB – se financiar nos mercados locais torna-se proibitivamente caro.

Finalmente, devemos lembrar que menos de 5% da dívida do governo do Brasil é denominada em moeda estrangeira.

Olhando para a atividade econômica, pode ser difícil dizer definitivamente que o Brasil está prestes a virar a esquina. No entanto, a atividade industrial inesperadamente pegou em janeiro, sugerindo que o ritmo da recessão pode estar diminuindo. Ao mesmo tempo, os consumidores e os indicadores de confiança industriais foram se estabilizando.
 

05

 
A inflação chegou perto de 11% em 2015, muito maior do que até mesmo o nível superior do intervalo alvo do Banco Central. No entanto, o aumento dos preços ao consumidor foi em grande parte impulsionado pelos preços regulamentados, que representam cerca de 25% do índice de inflação. Como as secas severas esgotaram os recursos hidrelétricos do Brasil e o governo se esforçou para atender as suas despesas, aumentos de preços foram substanciais no setor da eletricidade (51%), tarifas de ônibus (15%) e da gasolina (15%). Esperamos que os preços da eletricidade comecem a cair este mês devido ao aumento das chuvas e porque o governo está se voltando para vendas de ativos e medidas fiscais para aumentar as receitas.

O núcleo do atual mal-estar é a deterioração das finanças públicas. A nova Constituição, aprovada em 1988, determinou o estado com um monte de responsabilidades sociais, incluindo as despesas com a segurança social, cuidados de saúde e educação.

Além disso, devido à história de hiperinflação no Brasil, os políticos têm assegurado que o governo cumpra suas obrigações sociais, em termos reais, de modo que foram indexados à inflação passada. Para lidar com o aumento de responsabilidades sociais, a carga fiscal tem vindo a aumentar de forma constante.

Isso havia diminuído na década de 2000 com o aumento dos preços das commodities e expansão do crédito que levantou o crescimento do PIB para mais de 5%. Mas como o boom das commodities terminou, a economia desacelerou para um crescimento inferior a 2% em 2012-2014 e, em seguida, começou a contrair acentuadamente. As despesas continuaram a subir, no entanto, resultando em um déficit orçamentário crescente, para cerca de 10% do PIB em 2015.

As divergências entre a presidente – que agora está defendendo cortes no orçamento e reforma da previdência social – e seu próprio partido, que se opõe austeridade, pesaram na confiança dos investidores. A saída depende da capacidade dos partidos políticos a trabalhar em conjunto para emendar a Constituição, implementar as reformas necessárias e coletivamente pagar o preço de ajuste fiscal.

A mudança de regime político poderia de fato ser o gatilho que impulsiona Brasil para a mudança. Enquanto novas eleições ou impeachment pode inicialmente, trazer mais incerteza, um candidato capaz de unir um congresso fraturado poderia ser o catalisador positivo final.

Se a presidente Dilma Rousseff for impichada, o vice-presidente Michel Temer iria entrar e ter a oportunidade de governar com uma nova maioria forte.

Enquanto isso, os amortecedores de liquidez do Brasil ajudariam o país a ganhar tempo para uma eventual implementação das reformas necessárias, como a atividade econômica começando a mostrar os primeiros sinais de estabilização.

Agende uma demo.