Café e sacos de dormir para traders à espera resultado de Brexit

Por Karl Lester M. Yap, Stefania Spezzati e Chiara Albanese, com a colaboração de Joe Mayes, Aleksandra Gjorgievska, Katie Linsell, Sofia Horta e Costa, Stephen Morris, Ambereen Choudhury e Tomoko Yamazaki.

Enda Homan vai virar a noite trabalhando – e ele mal pode esperar.

O trader sênior de câmbio do Allied Irish Banks em Dublin vai ficar grudado nos monitores durante a madrugada enquanto os eleitores do Reino Unido decidem se vão permanecer na União Europeia. Essa noite promete bater um recorde, seja pela volatilidade das negociações ou pela quantidade de café consumido.

“Essa é uma oportunidade única para os traders, provavelmente não vista desde a Quarta-Feira Negra de 1992”, disse ele, referindo-se ao dia de setembro em que o governo do Reino Unido retirou a libra esterlina de um sistema cambial europeu. A comida provavelmente será em macarrão chinês comprado nos arredores e “eu também vou garantir muito café fresquinho pra gente conseguir atravessar os períodos de calmaria enquanto espera os resultados”.

Em toda a Europa, os traders e seus empregadores estão se preparando para a grande noite. O JPMorgan Chase & Co. reservou quartos em um hotel perto de seus escritórios em Canary Wharf e o Barclays vai oferecer sacos de dormir e deu o dia livre hoje a alguns funcionários para que eles estejam descansados mais tarde. Outros bancos vão oferecer beliches, sushi e pizza. Todos têm café no cardápio.

“Todas as mesas de trading estão em modo de preparação para a guerra”, disse Frederic Ponzo, sócio administrativo da GreySpark Partners, empresa de consultoria financeira, em Londres. “A volatilidade poderá disparar mais do que durante a desvinculação do franco suíço e os volumes podem chegar a sobrecarregar os traders e seus sistemas”. As negociações foram frenéticas e as ordens foram adiadas no ano passado quando o Banco Nacional da Suíça eliminou repentinamente o teto de cotação do franco.

Com as pesquisas de opinião mostrando um resultado apertado, os traders vão estar preparados para apertar os botões de compra ou venda assim que os resultados iniciais começarem a aparecer nas primeiras horas da manhã de sexta-feira. Como o mercado cambial é o único mercado importante que opera 24 horas por dia, os traders não poderão se dar ao luxo de perder nem um segundo: o Aite Group diz que os lucros ou prejuízos podem chegar a centenas de milhões de dólares em um mercado sujeito a distúrbios tão violentos.

Será um momento frenético para a libra: dependendo do resultado da votação, a libra vai cair para o nível mais baixo em mais de três décadas ou subir para o valor mais alto deste ano, de acordo com economistas em uma pesquisa da Bloomberg. Antes do referendo, as ações e as moedas mundiais oscilaram entre ganhos e perdas. A volatilidade da libra atingiu o ponto mais alto desde 2008 quando a liderança nas pesquisas de opinião flutuou entre “sair” e “ficar”.

Cerca de US$ 140 bilhões em dinheiro estão esperando para ser investidos, de acordo com o Barclays, e a quantidade de ativos em dinheiro dos investidores é a maior desde 2001, de acordo com uma pesquisa do Bank of America.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.