Identificando oportunidades após o 11º corte consecutivo na Selic

O contexto

Nos últimos anos, ninguém associava “estabilidade econômica” com o Brasil, mas nos últimos 18 meses, isso vem mudando. Neste período, o Banco Central baixou a taxa básica de juros em 7,50 pontos percentuais para o menor nível histórico de 6,75 por cento no início de fevereiro. A instituição sinalizou que provavelmente foi o último corte neste ciclo agressivo de flexibilização e que agora vai deixar a inflação (que caiu para 2,95 por cento nos 12 meses até dezembro, menos da metade do apurado um ano antes) rumar para a meta de 4,5 por cento.

“A atual diretoria do Banco Central venceu a batalha das expectativas”, afirmou o estrategista do Rabobank, Maurício Oreng. “O cenário é bem diferente daquele na última vez em que a Selic estava na mínima histórica.”

Apesar do processo de estabilização, ainda ocorrem momentos de volatilidade. O Brazil Local Currency Bond Index, que acompanha o mercado local de renda fixa, sofreu diversos tombos durante o ciclo de corte de juros, inclusive após a eleição de Donald Trump à Casa Branca, em 2016, e em maio de 2017, em meio a um dos vários escândalos políticos do País. No entanto, esses dois episódios se mostraram oportunidades de compra.

A questão

O fim dos cortes regulares na Selic dificulta a seleção de investimentos no mercado de renda fixa, mas funcionalidades do terminal Bloomberg ajudam a identificar oportunidades na curva de juros. Por exemplo, uma onda global de desvalorização dos títulos, em 5 de fevereiro, ofereceu a chance de apostar na valorização do real e também na compressão dos rendimentos.

A ferramenta Fixed-Income Worksheet, recentemente aprimorada pela Bloomberg, permite analisar como os títulos públicos — prefixados e atrelados à inflação — reagiram ao movimento. A conclusão é que as duas categorias tiveram retorno negativo ao longo da semana encerrada em 6 de fevereiro. A maior queda foi dos títulos prefixados com vencimento em 2023, 2025 e 2027, mas talvez estes sejam os mais bem posicionados para ganhar com uma apreciação da moeda brasileira e com a compressão adicional dos rendimentos, segundo a análise.

Acompanhamento

Utilize ferramentas da Bloomberg para analisar e projetar os títulos com maior potencial de ganhos no Brasil e em outros mercados emergentes.

Para mais informações sobre esta ou qualquer outra funcionalidade do serviço Bloomberg Professional, clique aqui para solicitar uma demonstração de um representante de vendas Bloomberg. Para quem já é cliente, basta pressionar no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.