Bloomberg aprimora a solução SFDR para simplificar o alinhamento do portfólio

A Bloomberg anunciou hoje que sua solução de Regulamentação de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR) tem um novo painel que permite aos gestores de fundos rastrear e selecionar investimentos alinhados com os principais indicadores ESG obrigatórios para relatórios SFDR, os principais indicadores de impacto adverso ou PAIs.

A solução oferece cobertura completa de PAIs obrigatórios combinando dados agregados pela Bloomberg com dados sobre armas controversas e violações do UNGC do ESG Book, um provedor de dados e tecnologia de sustentabilidade, e dados sobre liberdades civis e direitos políticos da Freedom House, uma organização sem fins lucrativos que monitora a saúde da democracia e da liberdade em todo o mundo.

Alinhar a composição do fundo com as definições do SFDR é complexo, pois as empresas precisam demonstrar aos clientes e reguladores como elas alcançam as classificações de fundos do Artigo 8 e 9, bem como divulgar como contabilizam os riscos de sustentabilidade em suas decisões de investimento. O painel SFDR da Bloomberg permite que as empresas analisem e rastreiem as empresas subjacentes em cada fundo em que investem em relação a um grupo de empresas semelhantes e em uma variedade de critérios ESG, incluindo princípios de boa governança definidos no SFDR. Isso facilita a devida diligência adicional e a confiança nas decisões de classificação de fundos.

“A solução SFDR da Bloomberg vai além de apoiar as empresas com relatórios, ela ajuda os investidores a gerenciar portfólios com o objetivo do SFDR em mente, que é direcionar investimentos para empresas mais sustentáveis. Ajudamos os gestores de fundos a eliminar a complexidade e os capacitamos a conduzir uma due diligence precisa sobre a sustentabilidade de seus investimentos”, disse Nadia Humphreys, Business Manager, Sustainable Finance Solutions da Bloomberg.

Para simplificar ainda mais o gerenciamento de investimentos, a solução de análise de risco e portfólio da Bloomberg, PORT, agora integra dados SFDR para que os investidores possam avaliar investimentos, relacionados a ESG ou não, e conduzir relatórios regulatórios – tudo em um só lugar.

A solução SFDR da Bloomberg ajuda os clientes com a divulgação desafiadora dos indicadores PAI, mapeando-os para dados ESG relatados pela empresa em mais de 15.000 empresas em todo o mundo. Para ajudar as empresas a medir a pegada de carbono dos investimentos do portfólio, outra avaliação importante do SFDR, a Bloomberg fornece as emissões e estimativas relatadas pela empresa para as emissões de Escopo 1, 2 e 3 com base em um modelo inteligente de aprendizado proprietário de máquina, bem como em um modelo industrial implícito, resultando em cobertura de mais de 100.000 empresas.

Com base nessa cobertura, a Bloomberg fornece análises ESG em nível de fundo para mais de 60.000 fundos mútuos e 10.000 ETFs, combinando dados de participações em fundos com dados ESG em nível de empresa da Bloomberg. O Fund ESG Analytics da Bloomberg fornece métricas e pontuações ESG objetivamente comparáveis, incluindo emissões de gases de efeito estufa relatadas e estimadas. Isso permite que os clientes comparem facilmente os fundos, obtenham uma visão dos fundos que podem atender aos critérios do SFDR e invistam de acordo com seus próprios objetivos e preferências ESG, mesmo que os fundos não tenham divulgações.

A solução SFDR da Bloomberg está disponível por meio do Terminal Bloomberg e para clientes Enterprise Data via Data License, e pode ser acessada por meio do site de dados prontos para uso da Bloomberg, data.Bloomberg.com. Para visualizar o novo painel SFDR da Bloomberg, visite ESG SFDR <GO> no Terminal Bloomberg. SFDR e outros campos de dados ESG podem ser encontrados em PORT e podem ser integrados via Microsoft Power BI para dar suporte à criação de relatórios para SFDR, que podem ser compartilhados entre equipes ou clientes.

Para mais informações, visite nosso site aqui.

##

Agende uma demo.