CAF aprimora processos de investimento com a solução PORT Enterprise


CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. 

Um dos principais bancos de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, o CAF atua no financiamento de projetos que promovem o crescimento sustentável em toda a região. Atualmente, apoia 24 países, incluindo grandes economias como Brasil, México e Argentina. Em 2024, o CAF passou a administrar US$ 56 bilhões em ativos e supervisionar um portfólio de US$ 20 bilhões em ativos líquidos.  


O banco tem notado resultados muito positivos em termos quantitativos e qualitativos.

Christian Socualaya, Senior Executive of Market-and-Liquidity Risk, CAF


Contexto

Com um portfólio de ativos em rápido crescimento, o banco precisava fortalecer sua capacidade analítica e responder de forma mais ágil às mudanças de mercado. Esse cenário impulsionou a necessidade de modernização dos fluxos de investimento e de uma gestão de risco mais integrada.  

Desafio 

O departamento de risco de tesouraria dependia fortemente de processos manuais para a gestão de portfólios e para a avaliação de risco. As análises fragmentadas e a ausência de uma ferramenta integrada resultavam em ciclos de decisão mais lentos e em maior risco operacional. 


Falta de integração entre sistemas e dados 


Excesso de processos manuais em meio à transformação digital interna 

Solução

Em 2023, a equipe se reuniu com especialistas da Bloomberg para avaliar soluções que pudessem acelerar o plano de transformação digital dos departamentos, incluindo o de Risco de Tesouraria. 

A decisão de seguir com o PORT Enterprise permitiu automatizar fluxos de dados e criar dashboards interativos que conectam desempenho e risco em tempo real. 


Automação de fluxos de dados e redução de trabalho manual 


Análises integradas e visibilidade de risco em tempo real 

Com o tempo que economizamos, nossa equipe ganhou mais liberdade e disponibilidade para realizar análises e avaliar estratégias envolvendo novos instrumentos financeiros – o que já trouxe ganhos significativos de lucro para a instituição.

 

Paul Zanabria, Principal Executive, Treasury Risk Unit, CAF 

Benefícios 


Gestão de portfólios em tempo real: análises automatizadas e integração de dados em um único ambiente. 


Redução do risco operacional: eliminação de tarefas manuais e maior precisão nas avaliações. 


Tomada de decisão mais eficiente: visão detalhada dos fatores de risco e retorno. 


Integração tecnológica: uso combinado do Bloomberg PORT Enterprise, BQL e Microsoft Power BI para dashboards e relatórios personalizados. 

Agende uma demo.