Novidade oferecerá ferramentas de diversificação para investidores
A Bloomberg anunciou a expansão de sua oferta de índices de commodities com o lançamento do Índice Bloomberg Commodity Carbon Tilted, Transition Metals, & Gold (Ticker: BCOMCTG) e do Índice Bloomberg Commodity Global Oil & Gas Liquidity-Weighted (Ticker: GCOMOGL).
Esses novos indicadores de cestas temáticas expandem ainda mais as ofertas de commodities da Bloomberg, complementando o principal Índice de Commodities Bloomberg (BCOM). Este lançamento introduz benchmarks prospectivos alinhados com temas-chave que moldam os mercados globais de commodities, como a transição energética, a eletrificação e o investimento em infraestrutura.
De acordo com Jigna Gibb, Chefe de Produtos de Índices de Commodities e Cripto na Bloomberg “As commodities há muito desempenham um papel crítico na diversificação de portfólios e na proteção contra a inflação e os investidores de hoje também querem uma exposição alinhada com mudanças estruturais como a descarbonização e a transição energética”. Gibb completa: “Esses novos índices são projetados para acompanhar essa evolução e a forma como a demanda por commodities está sendo remodelada como resultado, combinando os profundos dados, análises e pesquisas da Bloomberg para ajudar os investidores a navegar na próxima fase dos mercados globais de commodities.”
O Índice Bloomberg Commodity Carbon Tilted, Transition Metals, & Gold serve de base para o recém-lançado ETF D-X Diversified Commodities and Strategic Metals UCITS (DXDC) da Fideuram Asset Management. O indicador foi escolhido por seu design, que visa permitir que os investidores mantenham as características gerais de risco-retorno do Índice de Commodities Bloomberg, e tenham inclinações para componentes, por exemplo, menos emissões de GEE. Ele visa acompanhar o desempenho de um portfólio diversificado composto por três índices e segmentos de mercado chave da Bloomberg, cada um escolhido estrategicamente por sua mudança global em direção a inclinações de carbono, transição energética e características defensivas.
Segundo Renato Zaffuto, Chefe de Soluções de Investimento para a Rede Internacional e Líder de Soluções de ETF na Fideuram Asset Management “Ficamos entusiasmados em colaborar com os Índices Bloomberg no índice personalizado para o nosso ETF DXDC para projetar uma oferta que atendesse aos nossos objetivos específicos de estratégia de produto com o benefício de um benchmark de commodities amplo, respaldado por pesquisa, transparente e baseado em regras”. Zaffuto analisa: “No atual ambiente de mercado de um mundo multipolar, incerteza da política macro e realinhamento da cadeia de suprimentos global, investir em ativos reais como commodities em geral está se tornando um componente estratégico e prospectivo sob o paradigma de repensar a alocação de ativos de um portfólio de longo prazo. O Superciclo de Commodities 3.0 está em andamento e, desta vez, o foco será nas commodities que impulsionarão o futuro em uma economia digital, como os Metais de Transição.”
O Índice Bloomberg Commodity Oil & Gas Liquidity-Weighted oferece exposição ao setor global de petróleo e gás através de uma metodologia ponderada por liquidez que se adapta de forma dinâmica e automática às mudanças estruturais no cenário energético global e na atividade de negociação relacionada. Conforme destacado em um relatório da Equipe de Pesquisa de Índices da Bloomberg, “Powering the Future: A Modern Benchmark for a Multi-Polar World,” o benchmark foi projetado em resposta às profundas mudanças que remodelam os mercados globais de energia, como a revolução do xisto nos EUA, o crescente papel da Europa como o centro de equilíbrio para o gás natural liquefeito e a emergência da Ásia como o principal centro de crescimento da demanda.
Esses lançamentos dão continuidade ao foco dos Índices Bloomberg em temas macro e de sustentabilidade emergentes em toda a sua oferta de commodities por meio de ferramentas transparentes e baseadas em regras, incluindo o Índice Bloomberg Global Commodity Transition Metals (GCOMTM Index) lançado no início deste ano. Os clientes da Bloomberg podem acessar os novos índices no Terminal Bloomberg em {BCOMCTG Index} e {GCOMOGL Index}. Todas as pesquisas e metodologias para os índices estão disponíveis na página de Documentação dos Bloomberg Indices.
Sobre a Bloomberg Index Services Limited
A equipe de índices da Bloomberg tem um histórico comprovado na criação de índices líderes de mercado e personalizados em todas as classes de ativos, incluindo seus principais índices de renda fixa, commodities e ações. A Bloomberg Index Services Limited (BISL) adota uma abordagem inovadora para fornecer benchmarks estratégicos que ajudam os participantes do mercado a atender às suas necessidades de investimento em evolução. Os índices, que são perfeitamente integrados com outras soluções da Bloomberg, baseiam-se em uma gama abrangente de dados confiáveis e tecnologia robusta para cálculos, análises e automação de fluxo de trabalho, juntamente com capacidades de distribuição que podem ajudar a ampliar a visibilidade dos produtos de nossos clientes.
##