Alta da inflação, perspectiva mais forte do PIB coloca pressão sobre marcha da Colômbia

Por George Lei.

A taxa de juros maior do que o esperado em 30 de outubro na Colômbia não é suficiente para combater a inflação galopante. As taxas reais estão muito abaixo da média, e mais 75 pontos base de aperto pode ser necessário apenas para torná-los positivos.

O aumento surpreendente do Banco Central (BanRep) de 50 pontos base na sua taxa diretora no mês passado foi o maior movimento desde 2003. Dos 36 economistas consultados pela Bloomberg, apenas um havia previsto um aumento de tal magnitude.
BanRep parece ter agido de modo preventivo, com o objetivo de ancorar as expectativas de inflação. No entanto, o movimento de surpresa continua inadequado no contexto do aumento da inflação corrente, acelerando previsões do IPC, bem como uma perspectiva de crescimento mais otimista para 2016, assim como o petróleo bruto continua depreciado.

Seis dias depois, dados do IPC de outubro mostraram um aumento de 5,89% ano-a-ano, superior à previsão de 5,6%. Pelo quarto mês consecutivo, a inflação superou as expectativas e ultrapassou a meta de 2-4% desde que atingiu 4,46% em julho. O núcleo da inflação também subiu para 4,75% de 3,98% no mesmo período, indicando pressão de demanda muito além dos movimentos sazonais dos preços dos alimentos.
 

graf10a

 
Isso tem ajudado a arrastar a taxa real – descontando a taxa nominal pelo IPC política atual – para a maior baixa em 12 anos. A taxa real baseada em outubro IPC foi negativa de 0,6% no início de novembro, em comparação com uma média de 1,4% ao longo dos últimos 12 anos. A taxa real anterior, com base em expectativas do IPC para os próximos 12 meses, manteve-se praticamente estável. No entanto, isso foi por causa das caminhadas de 75 pontos base da taxa do BanRep desde setembro, que compensou o pequeno aumento na expectativa da IPC de 12 meses para 3,92% ante o 3,20% estável entre fevereiro e julho.

Formuladores de políticas, incluindo o governador José Dario Uribe, teriam dito recentemente que a inflação ainda não atingiu um teto. Se BanRep está sério sobre como enfrentar a inflação e controlar as expectativas, ele pode ter que elevar os juros em mais 75 pontos base, para trazer a taxa de real para território positivo. Alternativamente, a taxa de juros teria que aumentar pelo menos ao mesmo ritmo que o aumento nas expectativas de inflação, garantindo que a taxa real permanece. Caso contrário, a queda nas taxas reais pode levar a expectativas de inflação ancoradas de médio prazo, como alguns membros do conselho BanRep têm sugerido.
 

graf10b

 
Mudanças de expectativas do PIB para 2016 podem colocar ainda mais pressão sobre as taxas. As recentes previsões do ministro de Finanças, Mauricio Cardenas e da Moody’s apontam uma economia em expansão em mais de 3% no próximo ano, apesar dos preços baixos do petróleo.

Pelo contrário, nem México nem Chile esperam crescer mais do que 3%. Brasil, maior economia da América Latina, pode permanecer em uma recessão, de acordo com uma última pesquisa com os economistas. Com o crescimento econômico mais rápido da região, a Colômbia pode precisar de taxas reais um pouco acima de zero.

Agende uma demo.