A América Latina está pronta para uma revolução verde

Por Andrew Rosati e James Attwood

Quando Gabriel Boric tomar posse na sexta-feira aos 36 anos, ele se tornará o presidente mais jovem da história chilena e o mais esquerdista em meio século. Ele também aspira a ser um dos chefes de estado mais verdes do mundo.

Boric está na vanguarda de uma nova conscientização na América Latina sobre as mudanças climáticas e sua relação com a desigualdade, seja por meio do acesso à água potável, a destruição da floresta tropical, os direitos indígenas ou a distribuição dos benefícios da mineração.

Na Colômbia, Gustavo Petro ele é o favorito para a presidência graças a um programa ambientalista. O presidente de Honduras, Xiomara Castro, está trabalhando em medidas para restringir a mineração seis semanas após assumir o cargo. E no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva parece levar a sério o enfrentamento do problema dos incêndios na Amazônia enquanto tenta expulsar Jair Bolsonaro este Outono.

“Porque a mudança climática, queridos compatriotas, não é uma invenção”, disse Boric em seu discurso de aceitação na noite da eleição em dezembro. “Não podemos olhar para o lado quando nossos camponeses e agricultores, quando cidades inteiras, não têm água ou quando ecossistemas únicos são destruídos, podendo evitá-lo”.

Para Boric, entre outros, o objetivo é conseguir uma transição para um novo modelo de desenvolvimento que dependa menos da exportação de recursos naturais. Essa é uma venda potencialmente difícil em um momento em que a invasão russa da Ucrânia ressalta como a produção latino-americana é vital para o mundo e quando os governos estão desfrutando de receita com preços recordes de commodities. Independentemente disso, se ganhar força, a medida promete implicações de longo alcance para uma região rica em recursos que produz grande parte dos alimentos do mundo, bem como a base da economia global.

A América Latina é um grande fornecedor de várias commodities, da soja ao cobre.
A América Latina é um grande fornecedor de várias commodities, da soja ao cobre.

“É preocupante? Sim e não”, disse. Nolan Peterson, diretor executivo da Mundial Cobre Ltda., empresa canadense que possui os projetos de exploração Escalones e Cristal no Chile. Mudanças repentinas na política do governo podem dificultar a vida das empresas estabelecidas, no entanto, Peterson vê isso como uma nova realidade para o setor lidar. “Não são apenas os governos que estão resistindo a isso, são os investidores que realmente querem requisitos de permissão mais rígidos”, disse ele.

Politicamente, a ascensão de uma agenda ambientalmente consciente está associada a uma mudança para a esquerda em toda a região que lembra os primeiros anos do século XXI. Mas desta vez, em vez de repetir a chamada maré rosa, a América Latina parece estar à beira de uma onda verde.

Veja a Colômbia, um grande exportador de petróleo, gás e carvão, por exemplo, onde Petro diz que os termos “esquerda” e “direita” são obsoletos. Para ele, a nova linha divisória está entre a “política da vida” ecologicamente correta e o tipo de modelo econômico que perpetua a extração de combustíveis fósseis apoiada no que ele chama de “política da morte”.

Gustavo Petro, o favorito à presidência da Colômbia, assumiu uma postura pró-ambiente em sua campanha para o cargo.
Gustavo Petro, o favorito à presidência da Colômbia, assumiu uma postura pró-ambiente em sua campanha para o cargo.

Petro, senador de 61 anos que lidera as pesquisas para as eleições de maio, ressalta que o combate às mudanças climáticas não precisa comprometer os esforços de combate à pobreza. Se eleito, sua visão envolve “uma grande coalizão de forças” com outros líderes para “ser capaz de mover a América Latina para economias descarbonizadas, produtivas e baseadas no conhecimento”, disse ele em comunicado.

Muitos permanecem céticos de que pode funcionar. Sem dúvida, a preocupação com o meio ambiente “está se tornando cada vez mais comum”, diz Sergio Guzmán, diretor de Análise de Riscos da Colômbia, em Bogotá. No entanto, para Petro “será muito difícil concretizar sua visão do ponto de vista político, jurídico e econômico-prático”.

A Colômbia obtém dois terços de sua energia da hidroeletricidade, mas petróleo e gás respondem por quase um terço de todas as suas exportações. Como presidente, Petro teria influência significativa sobre a petrolífera estatal Ecopetrol S.A., que controla a exploração na nação andina. Mas o cancelamento de futuros contratos de perfuração certamente enfrentaria uma ação judicial, e os preços mais altos do combustível teriam um enorme efeito negativo sobre os pobres, um pilar da base eleitoral de Petro, disse Guzmán.

A refinaria Ecopetrol em Barrancabermeja, Colômbia.
A refinaria Ecopetrol em Barrancabermeja, Colômbia.

Uma geração atrás, um bloco de governos com ideias semelhantes liderado pelo falecido líder socialista venezuelano Hugo Chavez prometeu usar seus recursos naturais para acabar com a desigualdade. No entanto, as receitas foram mal administradas, a corrupção desenfreada e a pobreza disparou assim que um superciclo de commodities terminou. O ambiente não recebeu muita atenção.

No entanto, agora a América Latina é afetada por secas e incêndios como nunca antes, e a pressão está crescendo dentro e fora da região para estabelecer metas climáticas ambiciosas como um requisito para enfrentar a pobreza. O resultado é uma nova onda de ação climática.

“As forças de esquerda no continente, os políticos mais progressistas, estão dando um passo importante em relação ao que vimos no passado ao incorporar a agenda ambiental em função das mudanças climáticas”, disse Marcio Santilli, fundador do Instituto Socioambiental, em São Paulo.

Em Honduras, o novo governo anunciou planos de cancelar “a aprovação de licenças de exploração extrativista por prejudicar o Estado”. No Peru, o presidente castelo de pedro ele foi eleito no ano passado graças a um programa que incluía o apoio às comunidades locais em suas lutas contra as mineradoras.

O presidente hondurenho Xiomara Castro anunciou planos para parar de emitir licenças para mineração a céu aberto.
O presidente hondurenho Xiomara Castro anunciou planos para parar de emitir licenças para mineração a céu aberto.

Mesmo onde os governos não estão fazendo esforços climáticos significativos, há evidências de que a pressão pública os está forçando a fazê-lo. Na Argentina, o governo teve que defender a exploração de petróleo depois que milhares de pessoas protestaram contra sua decisão de conceder concessões nas águas profundas do Atlântico Sul.

No Equador, enquanto isso, o Tribunal Constitucional decidiu no final de janeiro que um referendo local solicitado por ambientalistas sobre mineração poderia ser realizado dentro dos limites metropolitanos de Quito. O presidente William LassoEleito no ano passado como o primeiro líder de centro-direita do Equador em quase duas décadas, ele provou ser um defensor entusiástico da ação climática. Ele participou da cúpula da COP26 da ONU e em janeiro expandiu uma área de proteção marinha ao redor das Ilhas Galápagos.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, assinou um decreto que amplia a área marinha protegida ao redor das Ilhas Galápagos em quase 50%.
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, assinou um decreto que amplia a área marinha protegida ao redor das Ilhas Galápagos em quase 50%.

Mas ainda há quem resista. o presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, que vê a independência energética como uma questão de orgulho nacional, busca aumentar significativamente a produção de petróleo e está construindo uma refinaria de US$ 12,5 bilhões. Na Argentina, os subsídios à energia que estimulam o consumo custaram ao governo US$ 11 bilhões no ano passado. No Peru, Castillo não é antimineração, a base da economia.

O barômetro mais importante será o Brasil, maior economia da região e superpotência agrícola, que se prepara para as eleições presidenciais em outubro. Bolsonaro, o atual presidente, ganhou o desdém do presidente dos EUA, Joe Biden, e ameaças de grandes instituições financeiras de vender ativos, a menos que o curso da ação climática mude.

Após anos de declínio, o desmatamento está aumentando no Brasil.
Após anos de declínio, o desmatamento está aumentando no Brasil.

Em termos cumulativos, o Brasil é a quarta maior fonte de gases de efeito estufa do mundo e o principal produtor de dióxido de carbono em decorrência das queimadas e da mudança no uso de territórios que antes eram terras agrícolas e agora são pastagens. No entanto, Bolsonaro, um defensor declarado do agronegócio, desmantelou agências de proteção, não conseguiu aplicar multas e supervisionou a maior destruição da Amazônia em mais de uma década.

Enquanto seu principal rival Lula busca conquistar um terceiro mandato presidencial em um país atolado em recessão e inflação de dois dígitos, a economia é claramente a principal preocupação dos eleitores. Além disso, seu histórico ambiental é misto: as taxas de desmatamento foram reduzidas pela metade sob Lula e sua ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Mas também abriu milhares de quilômetros do fundo do mar para a perfuração de petróleo, e um projeto de mega-barragem de referência arrasou grandes áreas de floresta tropical, perturbando as comunidades indígenas. Ele já está falando em oferecer subsídios de combustível aos eleitores.

Incêndios na floresta amazônica perto de Ourilândia do Norte, estado do Pará, Brasil, em setembro.
Incêndios na floresta amazônica perto de Ourilândia do Norte, estado do Pará, Brasil, em setembro.

Mas Lula, 76, está sinalizando sua intenção de defender a Amazônia de pecuaristas e fazendeiros em uma ruptura com as políticas de Bolsonaro. “O que temos que fazer é convencer a sociedade de que uma floresta viva pode ser mais lucrativa para o desenvolvimento do Brasil do que derrubar florestas”, disse em outubro. No mês passado, ele nomeou um senador que vem do mesmo partido de Silva para liderar sua campanha eleitoral.

O Brasil terá que demonstrar compromisso com a redução de emissões se quiser voltar ao cenário mundial e desbloquear o financiamento internacional, segundo Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé, um think tank do Rio de Janeiro.

“Não serão permitidas mais inconsistências”, disse ele.

Lula enfrentará Bolsonaro na corrida presidencial e parece levar a sério a defesa da Amazônia.
Lula enfrentará Bolsonaro na corrida presidencial e parece levar a sério a defesa da Amazônia.

No Chile, Boric promete uma das maiores reestruturações desde a década de 1970. Ele planeja endurecer as metas climáticas, ajudar a indústria a se afastar dos combustíveis fósseis e reformar o modelo de gestão da água do país após anos de seca. Tudo isso enfrentando um Congresso dividido e uma ressaca econômica pós-pandemia.

Outro desafio está em um processo independente para redigir uma nova constituição que possa levar a reformas ainda mais radicais do que as propostas por Boric, ameaçando a arrecadação tributária necessária para financiar os gastos sociais.

“Eu não diria que não estamos preocupados com o novo governo do Chile”, disse. Mestres Kent, CEO da Albemarle Corp., maior produtora de lítio do mundo, citando sua estratégia ambiental. “Definitivamente há um risco, mas acreditamos que o novo governo será responsável em termos da indústria e da economia.”

Um trabalhador coleta amostras em uma operação de lítio em Calama, região de Antofagasta, Chile.
Um trabalhador coleta amostras em uma operação de lítio em Calama, região de Antofagasta, Chile.

Se Boric e sua ministra do Meio Ambiente, a climatologista Maisa Rojas, conseguirem alcançar esse equilíbrio, outros líderes seguirão, disse Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getulio Vargas em São Paulo.

“Se você fizer um bom trabalho, inspirará os outros”, disse Stuenkel. “Ele se tornará o pioneiro.”

Agende uma demo.