A Bloomberg Philanthropies lança o Mayors Challenge 2016 na América Latina e no Caribe

A competição global convida líderes municipais a gerar soluções inovadoras para superar desafios urbanos e melhorar a vida na cidade. Aproximadamente 900 cidades poderão concorrer a USD 9 milhões em fundos para inovação.

Michael R. Bloomberg lançou hoje o Mayors Challenge 2016 da Bloomberg Philanthropies, uma competição para inspirar cidades da América Latina e Caribe a desenvolver ideias inovadoras que solucionem problemas importantes e melhorem a vida nas cidades e possam posteriormente ser compartilhadas com outras cidades. A competição inclui um grande prêmio de US$ 5 milhões e quatro de USD 1 milhão para outras quatro cidades que apresentarem ideias poderosas. A competição é um dos principais programas da fundação, com acesso a centenas de cidades nos Estados Unidos e Europa.

“As cidades de todo o mundo estão buscando inovações em políticas públicas e as cidades da América Latina e do Caribe têm se destacado nesse sentido. Expandir o Mayors Challenge para a América Latina e Caribe proporciona novas oportunidades de progresso para vários problemas que afetam as vidas dos cidadãos. Estamos ansiosos para ver as novas ideias que surgirão dos criativos líderes em toda a região”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e prefeito da cidade de Nova York por três mandatos consecutivos.

As cidades com 100.000 ou mais residentes na América Latina e Caribe estão convidadas a concorrer nesta competição anual. Mais de 900 cidades podem se enquadrar nos seguintes países: Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; República Dominicana; Equador; El Salvador; Guatemala; Guiana; Haiti; Honduras; Jamaica; México; Nicarágua; Panamá; Paraguai; Peru; Uruguai; Suriname e Venezuela.

Todas as cidades inscritas no Mayors Challenge 2016 devem apresentar ideias que tratem de uma ou mais das seguintes questões:

• Solucionar um importante problema social ou econômico na área local;
• Melhorar o atendimento ao cliente para cidadãos ou empresas;
• Criar ganhos de eficiências no governo; e/ou
• Reforçar o comprometimento perante os cidadãos no governo local.

Os vencedores serão selecionados com base na visão, potencial de impacto, plano de implementação da ideia e potencial de propagação em outras cidades. De acordo com a sua concepção, o Mayors Challenge incentiva as cidades participantes a aproveitar recursos, talento e criatividade de outros setores e dos habitantes.

Os principais momentos no Mayors Challenge 2016 para interessados em participar incluem:

• Até 15 de março de 2016, todas as cidades devem se inscrever na competição em mayorschallenge.bloomberg.org
• Até 15 de abril de 2016, todas as cidades devem enviar suas ideias
• Até o final de junho de 2016, serão anunciados aproximadamente 20 finalistas
• Em julho de 2016, as equipes das cidades finalista participarão do Ideas Camp, uma reunião de dois dias onde as cidades finalistas trabalham com peritos para ampliar e fortalecer suas ideias
• No outono de 2016, serão anunciadas as cinco cidades vencedoras

A Bloomberg Philanthropies terá o apoio de um comitê de seleção de inovação e especialistas em política urbana, principalmente da América Latina e do Caribe, para ajudar a selecionar as cidades vencedoras. O comitê de seleção será anunciado nos próximos meses.

Todos os vencedores do Mayors Challenge recebem assistência de forma robusta da Bloomberg Philanthropies e seus parceiros para apoiar a implementação e documentar lições aprendidas. A Bloomberg Philanthropies associou-se orgulhosamente ao Centre for Public Impact (CPI) para implementar o desafio deste ano, fornecer os apoios pertinentes aos participantes da cidade e supervisionar a coordenação com outros parceiros do programa. O CPI não tem fins lucrativos, é financiado pelo Boston Consulting Group e dedicado a melhorar o impacto positivo dos governantes.

Fatos sobre as competições Mayors Challenge anteriores

O Mayors Challenge foi criado para divulgar soluções novas e inovadoras, capacitar as cidades a testar a melhor dessas ideias e ajudar a propagar aquelas valem a pena. Até hoje, 465 cidades dos Estados Unidos e da Europa participaram das competições. Alguns destaques:

• Providence Talks, o vencedor do grande prêmio do Mayors Challenge dos EUA, pretende mudar o fato de que, ao completarem quatro anos de idade, crianças de baixa renda terão escutado milhões de palavras a menos do que crianças de famílias mais ricas, afetando negativamente seu desempenho educacional futuro. O piloto desse programa mostrou resultados promissores no aumento do número de palavras ouvidas pelos participantes do programa. O Prefeito Elorza de Providence está intensificando o programa para atingir milhares de crianças.

• Santa Monica, vencedora do Mayors Challenge dos EUA, tornou-se a primeira cidade dos Estados Unidos a realizar uma pesquisa sobre bem-estar no início de 2015. As autoridades municipais estão usando agora esses dados para alinhar recursos, programas e políticas para melhorar a saúde e o bem-estar de residentes. A pesquisa será realizada a cada dois anos.

• Atenas, Grécia, vencedora do Mayors Challenge Europeia, estabeleceu um programa robusto para liberar o poder da sociedade civil, solucionar problemas da comunidade e reformar regulamentos antigos que dificultam a contribuição de cidadãos. Foram promovidas mais de mil atividades comunitárias por meio do programa.

• Barcelona, a vencedora do grande prêmio do Mayors Challenge Europeia, ajuda a coordenar as atividades de membros da família, vizinhos e cuidadores profissionais voltado aos idosos em situação de risco para reduzir o isolamento. A cidade definiu um modelo de plataforma tecnológica e coletou feedback significativo dos usuários. Um piloto ampliado ocorrerá em 2016 quando for atingida a meta final de beneficiar 20.000 idosos.

• Sete finalistas da competição europeia que não receberam financiamento estão colocando em prática suas ideias: Amsterdam, Brno, Bolonha, Bristol, Lisboa, York e Stara Zagora. Três dos finalistas da competição dos Estados Unidos que não receberam financiamento implementaram suas ideias: Milwaukee, WI; Cincinnati, OH; e Highpoint, NC, enquanto cinco outros finalistas continuam a buscar os conceitos.

• Os vencedores das competições dos Estados Unidos e da Europa receberam mais de 300 solicitações de informações relacionadas à replicação de outras cidades, universidades e organizações da sociedade civil.

A Bloomberg Philanthropies tem um sólido histórico de trabalho na América Latina e região do Caribe. Em 2015, a fundação lançou seu programa Dados de Saúde na América Latina, que ajudará os países a melhorarem muito a coleta e a utilização de seus dados de saúde pública. Cidades no Brasil e Colômbia estão participando de uma nova fase da Iniciativa Global de Segurança no Trânsito da Bloomberg Philanthropies e a fundação também está ajudando a região em sua Iniciativa Oceanos Vibrantes, o maior compromisso filantrópico com a reforma internacional da gestão da pesca.

Para saber mais sobre o Mayors Challenge, visite mayorschallenge.bloomberg.org e @BloombergCities no Twitter e Instagram.

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies trabalha em mais de 120 países no mundo inteiro para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização foca em cinco áreas-chave para introduzir uma mudança duradoura: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as atividades beneficentes de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2015, a Bloomberg Philanthropies distribuiu mais de meio bilhão de dólares. Para obter mais informações, visite bloomberg.org ou siga-nos no Facebook, Instagram, Snapchat: Bloombergdotorg e Twitter @BloombergDotOrg.

Imprensa

Bloomberg Philanthropies, Rebecca Carriero, (212) 205-0182, rebeccac@bloomberg.org

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