Um efeito colateral natural do crescimento de compromissos com emissões líquidas zero é uma maior dependência agregada nas compensações de carbono voluntárias. O volume de negociações de compensações voluntárias cresceu 300% no ano passado apenas na plataforma Expansiv. Até 2050, as compensações de carbono podem se tornar um mercado de commodities homogeneizado com um valor estimado de US$ 245 a US$ 546 bilhões, de acordo com a BloombergNEF.
Embora a demanda possa crescer exponencialmente, é necessário um trabalho que garanta que a oferta de compensações de qualidade possa acompanhar o ritmo. Na BNEF Summit em Nova York, palestrantes especialistas identificaram a inovação tecnológica e o desenvolvimento de normas como as principais áreas de foco para o desenvolvimento do mercado de compensações.
Na frente operacional, as normas de integridade são fundamentais para desbloquear a confiança e a liquidez do mercado. Atualmente, é difícil avaliar a qualidade das compensações e isso limita o volume e a velocidade das transações. Grupos de vários setores estão desenvolvendo estruturas para avaliar a qualidade das novas compensações que estão sendo oferecidas pelo mercado.
No lado tecnológico, há um consenso de que as compensações de redução devem desempenhar um papel fundamental no futuro, mas a tecnologia ainda é imatura e requer mais tempo e capital. Ao mesmo tempo, os palestrantes concordaram que as empresas deviam aproveitar, sempre que possível, as compensações de evasão já maduras. Em vez de definir apenas estratégias de evasão ou de redução, eles recomendaram uma abordagem mais pragmática do uso de compensações de evasão, e desta maneira ajudar a financiar o desenvolvimento de compensações de redução para o futuro.
Sobre a BloombergNEF
A BloombergNEF (BNEF) é um fornecedor de pesquisas estratégicas que abrange os mercados mundiais de commodities e tecnologias disruptivas, que impulsionam a transição para uma economia de baixo carbono. Nossa cobertura especializada avalia os caminhos percorridos pelos setores de eletricidade, transporte, construção, agricultura e industrial para se adaptar à transição energética. Ajudamos os profissionais de negociação de commodities, estratégia empresarial, finanças e políticas a lidar com as mudanças e criar oportunidades.