ABNT lança norma sobre Identificador Global de Instrumentos Financeiros

O uso do FIGI no mercado brasileiro melhora a eficiência e transparência

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), organismo de normalização brasileiro e membro da Organização Internacional de Normalização (ISO) acaba de lançar a norma sobre Identificador Global de Instrumentos Financeiros (FIGI), anunciou hoje a Bloomberg.

Publicada em português como ABNT NBR 16885:2020, a norma fornece diretrizes nacionais para o registro de instrumentos financeiros. A metodologia mostra como criar uma identificação alfanumérica de 12 caracteres, gerada aleatoriamente, usada globalmente para nomear centenas de milhões de instrumentos financeiros ativos e inativos.

O FIGI é um padrão de dados abertos para identificar instrumentos financeiros em todas as classes de ativos globais, incluindo ações ordinárias, opções, derivativos, futuros, títulos corporativos e governamentais, moedas e produtos hipotecários. Seu nome é individual e permanece no instrumento financeiro durante toda a vida útil de negociação, liquidação, gerenciamento de portfólio, serviço de ativos, gerenciamento de riscos e relatórios regulatórios. Isso ajuda os players do mercado financeiro, fornecedores terceirizados de dados, corretoras, governos, agências de liquidação e reguladores a melhorar a conectividade, interoperabilidade, transparência e eficiência no sistema financeiro. Existem mais de 700 milhões de FIGIs emitidos em todas as classes de ativos globalmente.

“Estamos incentivando organizações de padrões em todo o mundo a seguir a liderança da ABNT na adoção de padrões abertos para seus mercados nacionais individuais, a fim de avançar ainda mais a interoperabilidade transnacional”, disse Richard Robinson, diretor de estratégia de dados, padrões e simbologia aberta da Bloomberg. LP, que ajudou a desenvolver o FIGI.

Geraldo Coelho, chefe de vendas da Bloomberg para a América Latina, “Estamos muito satisfeitos que a ABNT tenha lançado essa norma. Isso garante que os instrumentos financeiros sejam distintos e seguros, e que o mercado financeiro brasileiro esteja em total sincronia com os mercados de todos os lugares”.

Os identificadores FIGI estão disponíveis gratuitamente, sem impedimentos materiais durante o uso. Os identificadores podem ser usados para pesquisa, negociação e mapeamento. A Bloomberg, como fornecedora certificada, criará, atualizará e administrará continuamente identificadores FIGI para garantir sua precisão e eficácia.

O Open FIGI é baseado na Open Symbology da Bloomberg, lançada em 2009. Em 2014, o consórcio internacional de padrões de tecnologia, de filiação aberta e sem fins lucrativos, o Object Management Group votou por unanimidade a adotá-lo como uma metodologia padrão para identificar instrumentos financeiros em todas as classes de ativos. O consórcio também nomeou a Bloomberg como Autoridade de Registro (RA) e um Fornecedor Certificado para o padrão.

Agende uma demo.