Ações "elites" são a mina de ouro dos mercados?

Artigo escrito por Qiao Yu e Arisa Mori, gestores de produtos de índices da Bloomberg.

Grande parte da recuperação estelar do mercado deste ano foi liderada por ações de tecnologia de mega capitalização, com o hype em torno das tecnologias de inteligência artificial alimentado pelo surgimento do ChatGPT, e pelas expectativas de uma reversão do Federal Reserve dos EUA em face da desaceleração da inflação.

No entanto, os investidores têm pouca clareza sobre as taxas de juros e a economia rumo ao segundo semestre deste ano. O risco de uma recessão nos Estados Unidos leva os investidores a buscar ações de qualidade focadas na lucratividade, de acordo com mais de 40% dos gestores de fundos pesquisados em a recente pesquisa Bloomberg MLIV Pulse Survey. O fator momentum recebeu 21% dos votos totais na mesma pesquisa. Tanto qualidade quanto momentum foram amplamente pesquisados e comprovados como as estratégias mais bem-sucedidas nos últimos 10 anos (consulte o gráfico FTW para o desempenho dos fatores).

Fale com um especialista em Índice Bloomberg
Inscreva-se para saber mais

O índice Bloomberg Global Industry Elite 55 utiliza estas duas estratégias simples em sua concepção. O índice acompanha o desempenho das cinco principais empresas de cada um dos 11 setores do nível 1 do BICS com base na classificação combinada de capitalização de mercado, margem de lucro e retorno sobre ativos, dos mercados desenvolvidos das Américas e EMEA. Assim, a metodologia de seleção concentra-se na qualidade das empresas.

Para participar da recuperação do momentum do setor, o índice sobrepondera as empresas dos três setores com melhor desempenho e subpondera as empresas dos três setores com pior desempenho, usando as classificações de momentum do setor ajustadas ao risco de cada setor de nível 1 do BICS. O momentum do setor é uma estratégia de rotação para impulsionar o desempenho do portfólio. Acadêmicos demonstraram que índices setoriais apresentam tanto momentum de preço quanto momentum de lucros, e são lucrativos mesmo após o ajuste de potenciais custos de transação. Historicamente, nos últimos 5 anos, o índice Bloomberg Global Industry Elite 55 (BGIE55T Index) proporcionou retornos mais de duas vezes superiores aos mercados desenvolvidos (representados pelo índice Bloomberg Developed Markets, código Bloomberg: DMTR Index). Os membros do índice também apresentaram uma margem de lucro mais alta (26,8%) em comparação com os mercados desenvolvidos em geral (11,3%).

Por meio de um portfólio de ações de “elite” de todos os 11 setores com uma sobreposição de estratégia de momentum do setor, o índice fornece exposições diversificadas às maiores e mais lucrativas empresas nos mercados desenvolvidos das Américas e EMEA, com rebalanceamento trimestral. Embora entendamos que antecipar o mercado pode ser difícil e requer ferramentas altamente sofisticadas a todo momento, um índice simples baseado em regras de longo prazo pode ser uma abordagem alternativa para capturar a mina de ouro dos mercados.

O índice Bloomberg Global Industry Elite 55 (BGIE55T Index) é usado como referência para um ETF listado em Taiwan pela KGI Securities Investment Trust (ticker Bloomberg: 00926 TT Equity).

Obtenha mais informações sobre os índices Bloomberg Equity

  • Os índices Bloomberg Equity são um conjunto completo de famílias de índices globais que abrangem mais de 99% da capitalização de mercado total disponível em 48 países desenvolvidos e emergentes.
  • Além de oferecer exposições globais, regionais, por país e por setor, em várias moedas e retornos, a Bloomberg oferece índices tradicionais de fatores, temas, personalização ESG e funcionalidades personalizadas adicionais para benchmarking, alocação de ativos e criação de produtos.
  • A equipe dos índices Bloomberg Equity pode ajudar a fornecer informações sobre a oferta e explorar os índices em mais detalhes.

Acesse I<GO> no Terminal ou navegue pelo nosso site para saber mais sobre os índices de ações da Bloomberg e solicitar uma consulta com um especialista em índices.

The data and other information included in this publication is for illustrative purposes only, available “as is”, non-binding and constitutes the provision of factual information, rather than financial product advice. BLOOMBERG and BLOOMBERG INDICES (the “Indices”) are trademarks or service marks of Bloomberg Finance L.P. (“BFLP”). BFLP and its affiliates, including BISL, the administrator of the Indices, or their licensors own all proprietary rights in the Indices. Bloomberg L.P. (“BLP”) or one of its subsidiaries provides BFLP, BISL and its subsidiaries with global marketing and operational support and service.

Agende uma demo.