Agronegócio: Como aumentar a rentabilidade e reduzir os riscos

Por Geraldo Coelho, Executivo de negócios da Bloomberg Brasil/América do Sul

evento agri

Os mercados emergentes conseguem muitas vezes aproveitar as melhores oportunidades globais se conseguirem efetivamente alavancar suas commodities agrícolas. Essa foi a conclusão do debate entre executivos do agronegócio local e internacional, realizado no escritório de São Paulo da Bloomberg, esta semana.

Entre os panelistas estavam Sergio Mendes, diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC); Lucas Brunetti, Analista Sênior de Commodities do Banco Pine; Luiz Gustavo J. Figueiredo, Diretor Comercial da Usina Alta Mogiana; e David Lehman, Managing Director do CME Group.

O agronegócio foi o único setor da economia do Brasil que registrou resultados positivos em 2015, de acordo com dados do IBGE. A indústria agrícola do país teve um crescimento de 1,8%, enquanto o PIB do país foi de apenas 0,1%, disse o grupo.

Este ano, o negócio está enfrentando vários desafios vindos do mercado chinês, das taxas de juros dos Estados Unidos e da possível saída do Reino Unido da União Europeia, conhecida como Brexit. Tudo isso pode influenciar o preço das commodities agrícolas nos próximos anos. Os movimentos do mercado relacionados ao cenário político e econômico brasileiro atual também afetam a indústria do agronegócio.

Internamente, os executivos de agronegócio estão olhando para as melhores práticas atuais para ver como podem otimizar sistemas para reduzir os riscos e aumentar a transparência e rentabilidade. Outras áreas de análise são as práticas de governança e de gestão, já que elas podem ter uma grande influência sobre o funding, margens de lucro e desempenho.

Os panelistas discutiram as expectativas e os riscos da safrinha brasileira e do clima – um importante fator que influencia o valor das commodities agrícolas. Por exemplo, Mato Grosso e Paraná, dois dos principais estados produtores de safrinha, foram prejudicados pelo clima e terão suas produtividades reduzidas.

Agende uma demo.