Airbnb torna investidores em propriedades ricos apesar dos vizinhos

Por Prashant Gopal e Heather Perlberg.

Fotógrafo: Dado Galdieri/Bloomberg

Ryan Scott diz que os proprietários tradicionais estão perdendo tempo. O dinheiro está no Airbnb Inc.

Scott, 33, calcula que ganha meio milhão de dólares por ano em receita com 14 residências em San Diego que ele aluga por noite usando o site de aluguéis de curto prazo. Trata-se de uma margem de lucro de 20% e quase duas vezes a receita que ele poderia obter com inquilinos com contratos para o ano todo, disse ele. Scott é dono de oito dessas residências e gerencia outras seis para seus respectivos proprietários. Ele consegue fazer tudo isso e ainda manter seu emprego diurno.

“Quando eu comecei, há alguns anos, era muito fácil — não havia muita competição profissional no Airbnb”, disse Scott. “Agora acredito que vai haver muito mais gente com os administradores profissionais, para melhor ou para pior. Existe uma enorme oportunidade para as empresas maiores”.

Os anúncios dos anfitriões investidores como Scott em sites como Airbnb, Vacasa e HomeAway Inc. estão aumentando em pontos urbanos de grande movimento espalhados pelos Estados Unidos. O crescimento dos anfitriões de período integral está gerando uma safra de startups que oferecem serviços de apoio, desde limpeza das casas até troca de chaves. Os alojamentos não autorizados estão dando um impulso aos restaurantes, às lojas e aos bares locais, mas também estão chamando a atenção das prefeituras e deixando alguns vizinhos malucos.

A Airbnb dá aos investidores uma chance de escala como nunca antes vista, disse Jake Wegmann, professor da Universidade do Texas que analisou dados retirados do site da empresa para São Francisco, Boston, Chicago, Washington e Austin. As ofertas de anfitriões com mais de uma propriedade no Airbnb nessas cidades responderam por cerca de 40% do total no ano passado, proporção que não mudou em relação à de 2013. O total de propriedades anunciadas mais do que dobrou no mesmo período, disse ele.

Chris Lehane, chefe de política global do Airbnb, preferiu não fornecer dados sobre a fatia de anúncios de anfitriões com mais de uma propriedade no site. Ele disse que questionava o uso de dados extraídos do site, pontuando que as informações poderiam incluir hotéis butique ou vizinhos que listam suas propriedades uns para os outros. Nos EUA, cerca de 75% dos anfitriões são famílias que compartilham sua residência principal, disse ele.

“O Airbnb é uma plataforma de classe média usada de pessoa para pessoa: é para as pessoas, pelas pessoas e das pessoas”, afirmou Lehane.

Compartilhamento de imóveis

Scott Shatford, 35, disse que não está preocupado com uma barreira sobre o compartilhamento de imóveis que entrou em vigor em junho. Ela proíbe permanências inferiores a 30 dias em residências nas quais o anfitrião não está morando, com multas de até US$ 500 por dia. Ele disse que será difícil aplicar a proibição na cidade porque as ofertas do Airbnb não incluem os endereços.

Shatford disse que ganha “mais de US$ 100.000” ao ano com suas cinco propriedades, cada uma alugada por uma média de US$ 250 a noite — cerca de US$ 150 mais barato que os hotéis próximos. E ele oferece algo que os hotéis não têm: pranchas de surfe.

Troy Flanagan, da Associação Americana de Hotéis e Alojamentos, diz que os investidores estão em vantagem em relação aos hotéis porque muitas vezes não pagam impostos e não precisam cumprir as regras de segurança e zoneamento.

“As leis atuais estão sendo desrespeitadas”, disse Flanagan, vice-presidente do grupo para assuntos sobre governo local e regional. “O setor como um todo está operando com brechas”.

Lehane, do Airbnb, disse que a empresa está “feliz por ter um campo de jogo nivelado e paga sua fatia justa de impostos de hotelaria. Nós acreditamos que apresentamos uma proposta de valor incrível tanto para nossos anfitriões quanto para nossos hóspedes”.

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