AirPods podem se tornar o acessório mais importante da Apple

Análise de Anurag Rana, analista industrial sênior da Bloomberg Intelligence. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Os AirPods provavelmente se tornarão o terceiro produto mais importante da Apple na próxima década, logo atrás dos computadores Mac, e nossa análise sugere que as vendas do acessório de áudio podem chegar a US$ 22 bilhões até o fim do ano fiscal de 2024, 14% acima da expectativa. Nossa pesquisa mais recente mostra que 62% dos consumidores da Geração Z nos EUA possuem AirPods, e prevemos uma penetração semelhante para todas as idades até 2030.

Vendas podem ultrapassar expectativas em 14% em 2024

A crescente popularidade dos AirPods e nossa pesquisa exclusiva sugerem que o consenso não contabiliza com precisão o potencial de crescimento do produto. As vendas no ano fiscal de 2023, com fim em 30 de setembro, podem melhorar modestamente em relação a 2022, mas esperamos uma recuperação ainda maior em 2024. As vendas de AirPods explodiram durante a pandemia e, como seu período de substituição é de aproximadamente três anos, pode haver uma forte recuperação em 2024.

Descubra os benefícios de ter um Terminal Bloomberg
Agende uma demo

Nossa análise mostra que o número de AirPods pode crescer 12% ao ano nos próximos cinco anos, mesmo que a base de usuários instalados da Apple cresça apenas 5% devido a um aumento constante na taxa vinculada, que passaria de 40% em 2022 para 52% em 2027. Consequentemente, as vendas podem alcançar US$ 22 bilhões em 2024, cerca de 14% acima do consenso, mesmo ao prever apenas um ligeiro aumento no preço médio de venda.

Preços podem subir: modelo Pro a US$ 249

Os AirPods podem atingir um preço médio de venda (ASP, na sigla em inglês) de US$ 181 quando 2022 for totalmente contabilizado, de acordo com os últimos dados do IDC, US$ 24 a menos do que em 2021. Esperamos que o ASP fique em torno de US$ 200, já que o modelo topo de linha custa US$ 249. Para fins de comparação, os AirPods de segunda geração custam US$ 129 e os de terceira geração, US$ 169. Assim como o iPhone, a base dos usuários do AirPod tem uma porcentagem maior de produtos de nível inferior, o que dificulta um salto repentino no ASP. No entanto, esperamos um aumento modesto de preços.

Taxa vinculada ao iPhone de 60% até 2030 parece alcançável

Os consumidores americanos da Geração Z – com idade entre 18 e 24 anos – mostraram um alto nível de propriedade de 62% em nossa mais recente pesquisa relativa ao iPhone, em comparação com 47% para a população em geral. Esse número de 47% para os EUA acompanha de perto a taxa global de vendas vinculadas do AirPod/iPhone de 40%, e este número pode aumentar. Nosso cenário de remessas de unidades de AirPods e de receita pressupõe que a taxa de vendas vinculadas pode chegar a 60% até 2030. Juntamente com uma melhora modesta nos ASPs, essa conjuntura pode levar a US$ 45 bilhões em vendas em oito anos.

Vendas podem superar iPad, logo atrás dos Macs

Os AirPods podem eliminar a lacuna de cerca de US$ 12 bilhões em relação ao iPad na próxima década e se tornar o terceiro produto mais importante da Apple, logo atrás dos computadores Mac. Macs e iPads não estão crescendo tão rápido quanto os AirPods, pois este último não é tão amplamente adotado quanto os primeiros. Macs e iPads também exibem taxas de vendas vinculadas mais baixas como resultado de seus ASPs. Nossa pesquisa da Geração Z nos EUA mostrou que apenas 36% dos usuários do iPhone possuíam um iPad, em comparação com 62% para AirPods. Também é provável que o ciclo médio de substituição dos AirPods venha a diminuir com o aumento das vendas motivadas pelo iPhone.

Agende uma demo.