Alibaba discute investimento de US$ 80 mi em aplicativo de compras de supermercado, segundo fontes

Por Brad Stone e Spencer Soper.

A Alibaba Group Holding Ltd. está negociando para investir até US$ 80 milhões no aplicativo para smartphones de compras de supermercado Boxed Wholesale, segundo fontes do setor, o que sinaliza que o colosso chinês da internet deseja expandir seu alcance no território da Amazon.com Inc.

Fundada em 2013 pelo CEO Cheih Huang, a Boxed é um híbrido entre a Amazon e a Costco Wholesale Corp. A companhia entrega gratuitamente em até três dias os pedidos a granel de mantimentos de pelo menos US$ 50 feitos com seu aplicativo para smartphones. Os compradores podem encontrar um pacote de 2,16 quilos de Kellogg’s Raisin Bran por US$ 7,99, trinta unidades de papel higiênico Charmin Ultra Soft por US$ 22,39 e 140 sacos de lixo para cozinha por US$ 14,19.

A Boxed, com sede em Nova York, não cobra assinatura, diferenciando-se portanto da Amazon, que cobra a taxa anual de US$ 99 pelo serviço Prime, que inclui descontos na entrega e no streaming on-line de vídeos e música. A Costco cobra US$ 55 por ano pelo acesso a seus armazéns estocados com gêneros alimentícios a granel.

O investimento seria a segunda tentativa da Alibaba de concorrer com a Amazon no mercado de comércio eletrônico dos EUA sem fundar uma marca própria. A Alibaba investiu na startup Jet.com Inc., com sede em Hoboken, Nova Jersey, que também está desafiando o modelo de comércio eletrônico da Amazon ao oferecer entrega gratuita de bens domésticos sem exigir uma taxa de assinatura.

É possível que as negociações com a Boxed não acabem em acordo, e o investimento da Alibaba poderia se limitar a muito menos que US$ 80 milhões, segundo uma das fontes, que pediu não ser identificada porque as discussões ainda são privadas. O porta-voz da Boxed, David Taft, não respondeu aos pedidos de comentários.

Fora da China

O presidente da Alibaba, Jack Ma, está tentando impulsionar a receita da companhia fora da China, mas uma iniciativa recente nos EUA fracassou. Em junho, a Alibaba disse que venderia seu site americano 11 Main, um mercado virtual especializado que tentou replicar a experiência de compra em uma loja de nicho tipicamente americana incorporando comerciantes menores com bens exclusivos. Alguns comerciantes do site disseram que os compradores nunca apareceram.

A Jet e a Boxed mudariam o foco da Alibaba nos EUA para bens domésticos comuns, que poupam aos compradores a ida até a loja, em vez de dar-lhes a sensação de descoberta. Tanto grandes empresas quanto startups estão tentando entregar mantimentos pedidos pela internet, um setor de US$ 10,9 bilhões nos EUA que, segundo projeções, crescerá 9,6 por cento por ano até 2019, segundo um relatório feito pela IbisWorld em dezembro.

A Amazon, com sede em Seattle, também está incursionando no mercado de gêneros alimentícios e oferecendo entrega gratuita no mesmo dia aos membros do Prime em vinte áreas metropolitanas. Em setembro, a Target Corp. revelou uma parceria com a startup de entregas Instacart Inc. para oferecer a entrega de mantimentos no mesmo dia em Minneapolis por US$ 3,99 por pedido.

Em janeiro, a Boxed anunciou uma rodada de financiamento de US$ 25 milhões liderada pela GGV Capital. Em 2011, Huang, o CEO da Boxed, vendeu seu estúdio de videogames Astro Ape à Zynga, onde ele ficou durante dois anos como diretor antes de fundar a Boxed, segundo seu perfil no LinkedIn.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.