Analisando o mercado de câmbio da América Latina

Histórico

A América Latina vem se recuperando de uma queda nos preços das commodities que interferiu nas economias e moedas de muitos dos países da região.

No início de janeiro, moedas e ações latino-americanas despencaram quando o preço do barril de petróleo caiu abaixo de US$50 pela primeira vez em seis anos. Mas o problema não está limitado ao petróleo. Metais e commodities agrícolas também têm visto queda nos preços muito mais acentuada do que o esperado. Desde 2012, os preços dos metais caíram mais de 30% e os preços das commodities agrícolas caíram 20%.

De acordo com o Banco Mundial, a América Latina e o Caribe cresceram 0,8% em 2014, com previsões de um crescimento médio do PIB de 2,6% de 2015 até 2017. A queda nos preços das commodities combinada com moedas mais fracas, impediram os governos dos países latino-americanos de implantarem programas de estímulo, prejudicando ainda mais o crescimento econômico.

Em março, muitas moedas na América Latina bateram recordes anuais consecutivos de baixa devido aos preços das commodities, e as perspectivas econômicas fracas aumentam a preocupação dos EUA aumentar as taxas de juros mais cedo. Para piorar, a turbulência política em certos países da América Latina está ganhando força. Um exemplo é o Brasil, onde os investidores estão preocupados com as consequências potenciais de um escândalo de corrupção na Petrobras, que envolveu várias grandes empresas de construção e cessou projetos de infraestrutura.

O Problema

Estas questões também afetaram as moedas dos países. A moeda do Brasil, por exemplo, caiu para o índice mais baixo em 12 anos no mês de março. Os esforços de alguns países latino-americanos para desvalorizar suas moedas e assim estimular o crescimento econômico não funcionou como pretendido.

“A relação entre o crescimento global e o comércio está se deteriorando de uma forma que não podemos aplicar a relação do passado para prever o futuro”, disse Stephen Jen, ex-economista do Fundo Monetário Internacional e co-fundador da SLJ Macro Partners LLP em Londres, em uma entrevista recente à Bloomberg. “Agora é necessária uma desvalorização maior para obtermos o mesmo benefício.”

Medindo o Impacto

Traders de opções estão apostando em um maior enfraquecimento das moedas latino-americanas com a queda contínua dos preços das commodities pesando sobre suas economias.

Com o auxílio das funcionalidades de câmbio disponíveis no serviço Bloomberg Professional, você poderá analisar e projetar movimentações nesses mercados.

 
fx
O custo do seguro contra o enfraquecimento das moedas da América Latina em relação ao dólar está alto há quase 52 semanas.

Agende uma demo.