Angola adota soluções de câmbio da Bloomberg

Banco Central institui maior transparência nas operações de câmbio

O Banco Nacional de Angola (BNA) adotou o sistema de execução eletrônico de câmbio da Bloomberg (FXGO) e seu sistema de leilão eletrônico para trazer maior eficiência e transparência ao mercado de câmbio do país.

As soluções fornecem ao BNA visibilidade em tempo real da atividade do mercado, melhorando a supervisão do mercado cambial de Angola, e permitem que o Banco Central gerencie suas operações com mais eficiência. De acordo com as instruções do BNA, bancos comerciais e corporativos em Angola começaram a negociar à vista eletronicamente no FXGO. A plataforma de negociação permite coletar preços de vários bancos e ajuda a obter a taxa mais competitiva.

O sistema de leilão da Bloomberg fornece um ambiente seguro para o BNA realizar leilões de moeda eletronicamente, e para os participantes do mercado rastrearem e fazerem lances. Desde que o BNA o adotou em junho, aproximadamente US $ 50 milhões foram leiloados duas vezes por semana no sistema.

“A implementação do sistema de negociação e leilão de câmbio da Bloomberg representa um marco muito importante no desenvolvimento do mercado de câmbio em Angola. Como parte de uma série de ações estratégicas adotadas com o apoio do FMI, essa nova tecnologia aproximará as operações do mercado angolano das de outros mercados de referência, e resultará em melhorias significativas em eficiência e transparência”,  diz Tânia Lopes, diretora do Departamento de Mercado de Ativos do Banco Nacional de Angola.

Tod Van Name, chefe global de Comércio Eletrônico de Câmbio da Bloomberg, disse: “Temos o prazer de ajudar o Banco Nacional de Angola a implementar uma mudança importante na gestão de suas operações monetárias e melhorar o funcionamento do mercado de câmbio de Angola. A combinação do FXGO e do sistema de leilão da Bloomberg fornece aos participantes do mercado local a tecnologia de câmbio usada pelos bancos centrais, agências governamentais e instituições financeiras líderes em todo o mundo. ”

O FXGO e o sistema de leilão da Bloomberg estão totalmente integrados às ferramentas de dados, notícias, análises e comunicações disponíveis no Terminal  Bloomberg. Mais de 40 países usam o sistema de leilão da Bloomberg para automatizar o processo licitatório. O sistema fornece um ambiente seguro para emitir dívidas e executar operações de mercado aberto, incluindo intervenções de câmbio e leilões de recompra a partir de uma única plataforma.

Agende uma demo.