Após cartão do JPMorgan, AmEx oferece US$ 200 em crédito no Uber

Por Jenny Surane.

A American Express está levando adiante a guerra de recompensas dos cartões de crédito premium oferecendo aos clientes Platinum US$ 200 em corridas grátis de Uber, embora tenha decidido ao mesmo tempo elevar a anuidade.

Redesenhado em aço inoxidável, o cartão custará aos novos detentores US$ 550 a partir de 30 de março, um aumento de US$ 100 que entrará em vigor para os usuários atuais quando eles o renovarem, a partir de 1º de setembro. É o primeiro aumento da tarifa em mais de uma década, segundo Janey Whiteside, vice-presidente sênior de produtos de cobrança, benefícios e serviços globais da AmEx.

Liderada pelo presidente do conselho e CEO Ken Chenault, a AmEx está oferecendo mais regalias. Além do crédito para o serviço de carros do Uber Technologies, os usuários poderão ganhar cinco vezes os pontos de recompensa nos hotéis classificados reservados por meio do website da empresa. E a AmEx está expandindo sua coleção de lounges em aeroportos.

“Temos trabalhado para refinar e avançar com o cartão”, disse Whiteside, em entrevista. “Estamos realmente redefinindo o setor.”

A maior emissora de cartões de crédito dos EUA, em termos de compras, está sofrendo pressão para defender seu domínio. O rival JPMorgan fez barulho em agosto com o cartão Sapphire Reserve que oferece um bônus inicial de assinatura de 100.000 pontos e atraiu tantos clientes que ficou temporariamente sem o material para fabricá-lo. No início da semana, o chefe de serviços ao consumidor da AmEx, Doug Buckminster, classificou a oferta como “um ataque frontal” ao portfólio Platinum, ressaltando que as baixas de clientes aumentaram temporariamente após o lançamento do Sapphire Reserve.

Contudo, Whiteside disse que as mudanças da AmEx são uma resposta ao feedback dos clientes, e não aos concorrentes. A companhia preferiu não especificar de quanto é o bônus de assinatura do novo cartão Platinum e o número de usuários neste portfólio.

A AmEx informou em outubro que está colocando uma “nova ênfase” nos produtos Platinum. As baixas depois do lançamento do Sapphire Reserve foram controladas após cerca de duas semanas e a AmEx terminou o ano com crescimento recorde do número de novos detentores de cartões Platinum, o que eleva a clientela ao nível mais alto da história.

O JPMorgan posteriormente reduziu seu bônus de assinatura. E apesar de o CEO Jamie Dimon ter comemorado a popularidade do cartão, segundo ele o bônus eliminou US$ 300 milhões dos lucros do banco no quarto trimestre.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.