Apostas otimistas em ações emergentes se multiplicam em rali

Por Lilian Karunungan.

Está cada vez mais difícil encontrar investidores pessimistas sobre mercados emergentes. Uma análise da recuperação dos preços desta semana explica a razão.

O índice MSCI Emerging Markets avançou pelo quarto dia na quinta-feira, o rali mais longo este ano, enquanto o índice CSI 300 da China deu um salto para o nível mais alto em dois anos e o índice Kospi da Coreia do Sul pode fechar com o melhor desempenho semanal em sete anos.

A Pictet Asset Management acaba de entrar para o grupo de otimistas. A gestora sustenta seu argumento ao se referir à resposta contundente de governos de países em desenvolvimento para conter as consequências do surto de coronavírus.

“O que é encorajador é que bancos centrais e governos ao redor do mundo já atuam para tentar limitar os danos econômicos”, disse Luca Paolini, estrategista-chefe da Pictet Asset em Londres, em relatório de pesquisa. “A experiência nos diz que oportunidades atraentes de investimento surgem sempre que mercados sucumbem a vendas indiscriminadas prolongadas.”

Ventos favoráveis

O UBS Wealth Management também reafirmou sua visão otimista em relação às ações de mercados emergentes. Segundo o banco, o relativo desempenho positivo das ações em comparação aos pares do mundo desenvolvido mostra poucos sinais de desaceleração, já que a China alcança “relativo sucesso” em conter o surto de coronavírus.

“Esperamos que esse desempenho positivo continue nas próximas semanas”, disse Mark Haefele, diretor global de investimentos do UBS em Zurique, em nota aos clientes. “Juros mais baixos e um dólar mais fraco também podem fornecer um vento de cauda para as ações de mercados emergentes”, disse.

O Goldman Sachs prevê que bancos centrais em países como Índia, Brasil e Rússia reduzirão as taxas de juros em pelo menos 25 pontos-base para combater o impacto do vírus.

Embora com o corte das previsões de crescimento econômico para muitos países em desenvolvimento, o banco recomenda que investidores estejam overweight em ações da China, Rússia, Índia e Coreia do Sul, segundo análise de Andrew Tilton, em Hong Kong, e de Kamakshya Trivedi, em Londres.

Agende uma demo.