Apple contrata ex-Nasa em aposta na realidade aumentada

Por Mark Gurman.

A Apple foi ao espaço para encontrar talentos adicionais para seus esforços de realidade aumentada. A fabricante do iPhone contratou Jeff Norris, especialista na nova tecnologia da Nasa, a agência espacial dos EUA, para ajudar a construir produtos do futuro, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

Norris fundou o Escritório de Inovação de Operações de Missão, que compõe o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa, no qual liderou os esforços para criar novas formas de controlar naves espaciais e robôs no espaço com realidade virtual e aumentada, segundo seu website.

Norris entrou na Apple no início do ano como gerente sênior da equipe de realidade aumentada da companhia, liderada pelo ex-executivo da Dolby Labs Mike Rockwell, disseram as pessoas. Elas pediram para não serem identificadas por falarem sobre as decisões privadas de contratações da empresa. A equipe de Rockwell está trabalhando em um par de óculos de RA e em recursos relacionados para futuras versões do iPhone, disseram pessoas com conhecimento desses planos à Bloomberg em março. Representantes da Apple e do JPL, da Nasa, preferiram não comentar. Norris não respondeu a um e-mail em busca de comentário na segunda-feira.

Entre os projetos de Norris na Nasa estão a distribuição de headsets para os cientistas em solo para que possam experimentar visões ao vivo de Marte e a oferta de headsets HoloLens, da Microsoft, para os astronautas que moram na Estação Espacial Internacional. Norris entrou na Nasa em 1999 e ajudou a criar o software que controla os robôs de exploração de Marte do solo.

Nenhuma tecnologia deixa o CEO da Apple, Tim Cook, tão entusiasmado quanto a realidade aumentada, que sobrepõe imagens, vídeos, jogos e outros conteúdos digitais à visão de uma pessoa no mundo real. Ele comparou o potencial da RA com o do smartphone, prevendo em uma conferência, no ano passado, que as pessoas “terão experiências com RA todos os dias, quase como fazer três refeições por dia. Ela fará parte de vocês a esse ponto.” A Apple espera levar hardware relacionado à RA ao mercado já em 2018, reportou a Bloomberg News. Norris — juntamente com outros contratados para a equipe de RA da indústria cinematográfica, do Oculus (Facebook) e da Microsoft — trabalhará para transformar essa visão em realidade.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.