Apple fabricará iPhones na Índia a partir do fim de abril

Por Saritha Rai.

A Apple começará a montar iPhones na Índia no fim de abril, disse um ministro regional, ampliando seu foco no grande mercado de smartphones de mais rápido crescimento do mundo em um momento em que a expansão está perdendo força em outros lugares.

A empresa dos EUA escolheu a taiwanesa Wistron para montar seus telefones na capital tecnológica de Bangalore, em Karnataka, disse Priyank Kharge, ministro de Tecnologia da Informação do estado. Os executivos da Apple se reuniram com o ministro em janeiro e confirmaram o cronograma, disse ele em entrevista.

O início da montagem de iPhones na Índia surge após meses de especulações sobre o plano da Apple para o mercado, que é liderado pela rival Samsung Electronics. Sinaliza um novo foco no país, onde a Apple tem dificuldade para manter-se no top 10, em um momento em que o crescimento começa a perder força na China e em outros mercados mais maduros. A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, EUA, teria apresentado uma longa lista de exigências nas negociações com o governo federal da Índia, incluindo um período de isenção fiscal de 15 anos para a importação de componentes e equipamentos.

“Os iPhones da Apple serão feitos em Bangalore e todos os aparelhos serão direcionados ao mercado doméstico”, disse Kharge, ministro de TI de Karnataka, cuja capital é Bangalore. Kharge disse que o estado ajudará a Apple se a empresa decidir recorrer a outros fabricantes por contrato na região. “Não discutimos nenhum outro incentivo”, disse ele.

A Apple não respondeu a um pedido de comentário enviado por e-mail.

O CEO Tim Cook disse em uma conferência de lucros, nesta semana, que a Índia é “o lugar para se estar”. Ele visitou o país pela primeira vez em maio, quando buscou aprovação do governo para que a Apple abrisse suas próprias lojas — um passo que a companhia considera crítico para ampliar a base de usuários do iPhone no país. A longo prazo, contudo, a Apple precisa cumprir as exigências aplicadas às lojas de uma única marca de receber 30 por cento de seus componentes da Índia. A fabricação local ajudará com isso.

A fabricação local de iPhones também poderá fazer a empresa somar pontos com o governo federal. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, quer que as empresas fabriquem produtos no país como parte de sua política “Make in India”, que visa a colher os benefícios gerados por unidades e empregos de manufatura.

A companhia enviou 2,5 milhões de iPhones ao país em 2016. Embora este tenha sido seu melhor ano da história em termos de receitas e vendas, a empresa ficou apenas em 10o lugar entre os vendedores no trimestre de dezembro, segundo a empresa Counterpoint Research. A Apple responde por menos de 2 por cento das vendas na Índia, onde um total estimado de 750 milhões de smartphones será vendido até 2020.

Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.

Agende uma demo.