Bem-vindo a Aprimorando as relações com investidores, uma série sobre o papel cada vez mais relevante das relações com investidores (RI) para as empresas.
As Relações com Investidores (RI) vêm se consolidando como uma função estratégica de liderança. A área vem ganhando apoio crescente para sua inclusão no C-Suite com o objetivo de alinhar melhor as expectativas do mercado à estratégia corporativa, como discutimos no artigo anterior desta série. Um dos principais impulsionadores desse novo papel estratégico é a necessidade de desenvolver inteligência competitiva, uma vantagem fundamental em qualquer programa de relações com investidores. Para melhor exercer essa responsabilidade ampliada e apoiar decisões eficazes, é preciso garantir a alta qualidade dos dados subjacentes.
Além disso, é preciso ter clareza de que obter todos os dados não significa necessariamente ter acesso a dados de valor. Informações de má qualidade podem distorcer a visão estratégica e gerar impactos severos. O princípio do “se entra lixo, sai lixo” (“garbage in, garbage out”) traduz bem esse risco: informações incorretas levam invariavelmente a resultados equivocados. Dados de má qualidade comprometem a tomada de decisões em todos os setores e níveis de liderança.
Para os profissionais de RI, particularmente aqueles que trabalham com empresas de capital aberto, dados de alta qualidade são ainda mais indispensáveis. Em mercados dinâmicos e cada vez mais voláteis, confiar nas mesmas informações a que os concorrentes têm acesso dificilmente resultará em vantagem competitiva. Precisão, profundidade e pontualidade são essenciais para manter relevância e credibilidade.
Dados de alta qualidade: como reconhecê-los?
Embora não existam padrões amplamente aceitos sobre o que caracteriza os dados de “alta qualidade”, há atributos consistentes que ajudam a defini-los. De acordo com os acadêmicos Fritz Scheuren, Thomas Herzog e William E. Winkler, os dados de alta qualidade são:
- precisos– refletem seus equivalentes no mundo real e não contêm erros, sejam eles de natureza humana ou mecânica.
- completos – são abrangentes, sem lacunas graves ou omissões na manutenção dos registros.
- imediatos e oportunos – são sempre atualizados, à medida da necessidade. Você toma decisões de acordo com um cronograma específico, ou segue a tendência atual?
- comparáveis – oferecem informações compatíveis entre si, levando em consideração fatores ou métodos de coleta consistentes.
- relevantes – são diretamente relacionados aos objetivos e contextos específicos de seu uso pretendido, e, idealmente, podem ser empregados em múltiplos cenários.
Cada um desses atributos também representa um potencial gargalo para a qualidade dos dados, caso não seja atendido. Por exemplo, é sempre necessário verificar:
- se os dados estão disponíveis, ou se o conjunto de dados é suficientemente abrangente.
- se a fonte de dados é precisa e confiável.
- se é possível integrar dados de diferentes fontes e formatos às ferramentas que estiver utilizando.
- se os dados foram coletados de forma legítima e ética.
- se os dados estão atualizados e permanecem relevantes em cenários dinâmicos.
Evitar esses gargalos não é tarefa fácil, mas garantir que o conjunto de dados atenda aos atributos descritos acima é um excelente ponto de partida.
Dados ruins custam caro
O impacto financeiro do uso de dados de má qualidade costuma ser subestimado. Dados “ruins” podem levar a decisões equivocadas, minar a produtividade e corroer a rentabilidade. Em algumas empresas, a liderança nem sequer conhece o custo real que dados imprecisos ou incompletos impõem ao desempenho.
Para além dos aspectos financeiros, o ativo crítico em maior risco nesse processo é a confiança. Para profissionais de RI, a credibilidade junto aos investidores pode levar anos para ser construída, e arruinar-se em poucos instantes. Em circunstâncias especialmente desafiadoras, como a emissão de um alerta de lucro, os profissionais de RI devem ser capazes de apresentar um plano claro, confiável e acionável. Em geral, a eficácia desse plano depende da qualidade dos dados subjacentes.
Tomar decisões mais informadas e baseadas em dados também auxilia os profissionais de RI a identificar riscos e oportunidades mais cedo, descobrir segmentos de investidores ainda inexplorados, identificar mudanças no comportamento de acionistas ou reconhecer ações ativistas antes que se intensifiquem. Com os dados certos, as equipes de RI podem agir de forma rápida e estratégica, geralmente à frente do mercado.
Transformando dados em estratégias
Em última análise, dados são mais do que apenas um recurso. Eles representam um ativo estratégico. Quando informações de alta qualidade são incorporadas a todos os aspectos do processo de RI, elas aprimoram a tomada de decisões, fortalecem o posicionamento competitivo e reforçam a credibilidade.
Em um ambiente de mercado em que velocidade, insight e confiança são primordiais, dados de alta qualidade são mais do que apenas úteis. Eles constituem uma base essencial para a tomada de decisões assertivas e de sucesso a longo prazo.
Como podemos ajudar?
A Bloomberg oferece aos times de RI os dados de alta qualidade necessários para que eles possam navegar no cenário complexo do mercado atual. Ao oferecer acesso em tempo real a dados financeiros, de mercado e alternativos, a Bloomberg capacita as equipes de RI a monitorar a atividade dos acionistas, fazer benchmark com pares e obter uma análise rápida e eficaz das tendências do mercado. A abrangência dos dados viabiliza a tomada de decisões executivas com precisão e credibilidade.
Além do acesso a dados robustos, a Bloomberg também oferece ferramentas poderosas para analisar e integrar informações ao longo de todo o fluxo de trabalho de RI. Desde a preparação de materiais sobre resultados até a identificação de mudanças nas tendências dos investidores ou o acompanhamento dos fluxos de capital, a Bloomberg auxilia as equipes de RI a identificar insights acionáveis. Com um fluxo consistente de dados rápidos, oportunos e relevantes, os profissionais de RI podem fortalecer sua comunicação no mercado e aprimorar seu impacto estratégico em toda a organização.
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