Arca Continental
Arca Continental é a segunda maior engarrafadora da Coca-Cola na América Latina e uma das mais importantes produtoras, distribuidoras e vendedoras da marca. A Arca Continental começou a engarrafar produtos da Coca-Cola em 1926 e agora atende a mais de 128 milhões de consumidores no México, Equador, Peru, Argentina e nos EUA. Em 2023, a Arca Continental, que também vende salgadinhos sob as marcas Bokados no México, Inalecsa no Equador e Wise nos EUA, registrou quase US$ 12 bilhões em vendas.
“
Estávamos procurando uma solução robusta que nos fornecesse análise de volatilidade e exposição que limitasse nossos riscos e, especificamente, nos fornecesse mais informações sobre transações de hedge executadas e possíveis.
Daniel García, Chefe de Finanças e Risco
Contexto
Em 2017, a Arca Continental lançou operações nos EUA após a aquisição da Great Plains Coca-Cola Bottling Company, com sede em Oklahoma, tornando a empresa mexicana a única engarrafadora franqueada nos estados do Texas, partes de Oklahoma, Novo México e Arkansas. À medida que a empresa crescia e os mercados experimentavam maior volatilidade, a Arca Continental precisava de uma solução para ajudar a gerenciar melhor suas exposições e hedges. Após a aquisição de 2017, o volume de transações de hedge ativas da Arca Continental aumentou seis vezes — de cerca de 50 para cerca de 300 — exigindo que a empresa buscasse uma atualização de seu processo contábil.
Expansão para o mercado dos EUA
Crescimento do volume de hedges
Problema
Após a aquisição de uma engarrafadora nos EUA, a Arca Continental enfrentou um aumento no volume de transações de hedge, tornando o gerenciamento manual no Excel ineficiente e demorado. O rastreamento de aproximadamente 300 transações sem um sistema automatizado exigia até 160 horas para preparar relatórios trimestrais, impactando a precisão dos balanços e a tomada de decisões estratégicas. Além disso, a empresa não tinha acesso a informações em tempo real, o que dificultava o controle de suas posições de hedge e a avaliação confiável de derivativos.
Ineficiência operacional
Impacto na precisão dos relatórios
Solução
Para resolver esses desafios, a Arca Continental adotou o Bloomberg MARS Hedge Accounting, uma solução automatizada para designação de hedge, testes de eficácia e medições contábeis. A implementação proporcionou acesso a informações em tempo real e maior transparência nos relatórios financeiros. Como resultado, o tempo necessário para processar os cálculos de hedge accounting foi reduzido de 160 para 30 horas, e a avaliação de portfólios, antes feita em até três dias, agora leva apenas cinco minutos. A solução também ajudou a identificar discrepâncias nas avaliações de derivativos oferecidas pelos bancos, garantindo maior precisão na gestão de riscos.
Eficiência financeira
Automação do hedge accounting
Redução de tempo
Antes do Bloomberg MARS, o hedge accounting era a última coisa que costumávamos lançar em nossos resultados trimestrais. Agora, é a última coisa com que nos preocupamos. Finalmente, temos uma solução confiável e escalável para nossas informações a cada trimestre.
Benefícios
Redução do tempo operacional: Processos de hedge accounting até 80% mais rápidos, aumentando a eficiência da equipe financeira.
Maior precisão nas avaliações: Identificação de inconsistências em avaliações bancárias, garantindo dados confiáveis.
Tomada de decisão mais estratégica: Análises diárias de exposição e cenários para otimizar negociações.
Automação e escalabilidade: Implementação de um fluxo de trabalho contínuo e automatizado para gestão de hedges.